Marketing e teoria dos stakeholders
Uma revisão de literatura a partir da Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_03Palavras-chave:
Teoria dos Stakeholders, BibliométricoResumo
Os conceitos da teoria dos stakeholders tiveram seu início nos anos 1980, sendo R. Edward Freeman o precursor mais notável, baseando-se em diversas áreas temáticas para a conceptualização da teoria, que definia que a organização deveria se ater aos interesses de todos aqueles que estariam interessados no seu bem-estar. Ao longo das últimas décadas, a teoria tem sido utilizada em diversos estudos organizacionais e áreas de pesquisa. Uma das relações da teoria dos stakeholders com o marketing está na ideia de como criar valor para os clientes, que são um dos stakeholders das organizações. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar a produção científica sobre marketing e a teoria dos stakeholders. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico a partir da plataforma Web of ScienceTM, em que foi obtida uma amostra de 142 artigos. O banco de dados elaborado foi exportado para o pacote de softwares organizadores de métricas científicas HistCite e, então, para o gerador de imagens Vosviewer. Os resultados apontaram para uma tendência de expansão nos estudos acerca da temática, com países desenvolvidos compondo a maioria das publicações, e uma recente predominância de estudos que abordam percepção de clientes e geração de valor para stakeholders.
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