A disciplina Ética: importância e dificuldades de assimilação pelos discentes
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v07n05_07Resumo
O artigo objetiva aprofundar a pesquisa levantada pelos discentes e a docente da Universidade Federal da Paraíba, por meio do método de narrativas contextuais para compreensão sociológica do dilema: o assunto da disciplina Ética tanto para discentes quanto para formação de profissionais extrapola a esfera das universidades porque os problemas éticos são de certa forma uma parte da chamada questão social e a não compreensão, não assimilação e estranhamento remontam as suas raízes nas várias formas de controle social por meio das constantes mudanças do modo de produção e os necessários ajustamentos a esse sistema. Sugerem-se nas considerações finais algumas propostas não só de caráter acadêmico profissional, mas também cultural.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
ARAUJO et al. Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior. Disponível em: http://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/view/453. Acesso em: 10/09/2021.
HARVEY, David. A loucura da Razão Econômica. Marx e o Capital no século XXI. Boitempo, São Paulo. 2018.
HARVEY, David. Para entender o Capital livro I e Livro II, III. Boitempo, São Paulo. 2013.
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. Globo. São Paulo. 22ª edição. 1996.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Narrativas Contemporâneas Debord, Sloterdijk, Agambem, Han, Lash, Lipovetsky, Heidegger. CEFA. São Paulo, 2020.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. A Filosofia explica Bolsonaro. Leya São Paulo 2018.
MÉSZÁROS, ISTVAN. Para Além do Capital. Boitempo, São Paulo. 2002.
NEGRI, Antonio. Biocapitalismo e a constituição política do presente. São Paulo: Iluminuras, p. 57-83, 2015.
POGREBINSCHI, Thamy. Foucault, para além do poder disciplinar e do biopoder. Doutoranda em Ciência Política no Iuperj https://doi.org/10.1590/S0102-64452004000300008. Lua Nova n.63 São Paulo 2004.
SANTOS, Mário F. Sociologia fundamental e Ética fundamental. Logos. São Paulo, 1958
STEINER, Rudolf. Verdade e Ciência. Prelúdio a uma Filosofia da Liberdade. Antroposófica. São Paulo, 1985.
STEINER, Rudolf. O Método Cognitivo de Goethe. Antroposófica. São Paulo 2004.
STEINER, Rudolf. A Filosofia da Liberdade. Fundamentos para uma filosofia moderna. Antroposófica. São Paulo, 2008.
STEINER, Rudolf. Die Rätsel der Philosophie. In ihrer Geschichte als Umriss dargestellt. 1900/1914. (Rudolf Steiner Gesamtausgabe (GA – 18)). Em tradução português Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.