Relação entre o programa Bolsa Família e qualidade na educação: um estudo em municípios sergipanos

Autores

  • Nadielli Maria dos Santos Galvão

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar se os municípios sergipanos que apresentam maior nível de recebimento de valores por meio do Programa Bolsa Família (PBF) alcançam melhores níveis educacionais. Foram selecionadas 71 cidades do referido estado, sendo os dados estudados por meio de uma abordagem quantitativa valendo-se do coeficiente de Spearman para análise dos resultados. Verificou-se que não há uma associação estatisticamente significativa entre qualidade na educação e variáveis como participação no recebimento de recursos do PBF (%PBF), quantidade de crianças entre 6 e 14 anos atendidas (TOTCR). Percebeu-se, no entanto, que apesar de não significativa, na maioria dos casos a baixa relação que houve foi negativa, denotando uma tendência de que quanto maior o nível de recursos recebidos nos municípios, menor tende a ser a qualidade da educação. Por outro lado, quando as variáveis de qualidade no ensino são associadas com a média de recebimentos por família (MEDFAM), há uma associação negativa e estatisticamente significativa entre a nota de português e matemática no quinto ano, o nível em que o município se encontra na nota de matemática no quinto e a nota de matemática no nono ano. Assim, conclui-se que à medida que a média de recebimentos por família aumenta, menor é a nota ou nível da cidade nas avaliações nacionais.

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Publicado

21/10/2019

Como Citar

Galvão, N. M. dos S. (2019). Relação entre o programa Bolsa Família e qualidade na educação: um estudo em municípios sergipanos. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(1), 1–21. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/345

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Gestão Empresarial

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