Editorial, Volume 5, Número 1
Resumo
É com imensa satisfação que apresentamos a 15ª. edição do periódico desenvolvido, gerenciado e produzido inicialmente por docentes e discentes da instituição a qual está jurisdicionado. Atualmente a revista recebe artigos de estudiosos e pesquisadores de diversos programas de graduação compartilhando seu conteúdo de modo livre e imediato considerando o princípio da democratização do conhecimento.
Contribuindo com a disseminação do conhecimento científico nas áreas de sua atuação, difundido resultados de pesquisas e de investigações, faz com que a revista amplie seu âmbito de ação estendendo seus domínios para instituições brasileiras e internacionais.
Em um fluxo contínuo, recebe artigos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que efetivamente contribuem para os debates acadêmicos sobre as várias dimensões da política brasileira na contemporaneidade.
Celebrando o seu quarto aniversário a bordo de mais de 1.400 páginas publicadas e registrada em 27 diretórios e indexadores nacionais e internacionais, conta com importante parceria acadêmica e editorial com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em número especial, a edição 16, a ser publicada em novembro de 2018, apresentará os artigos enviados para o CONCICAT (Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais) daquela universidade, na modalidade fast track. Aguardem.
Na edição de outubro, destacam-se os artigos:
a) Crossbook: aplicativo mobile colaborativo para permuta de livros. Considerada um dos pilares da sociedade, a leitura promove a libertação do pensamento e a prática do exercício da cidadania. A pesquisa relata experimento com o aplicativo mobile Crossbook, uma rede social informatizada para conectar usuários interessados em permutar livros. Os resultados mostraram uma recepção positiva dos usuários avaliadores em relação ao aplicativo e às suas funções.
b) Dimensionamento de operadores de empilhadeira. Em ambientes empresariais altamente competitivos é primordial a busca constante pela melhoria dos processos visando a redução dos custos tendo em vista o dimensionamento adequado dos recursos, como máquinas e mão de obra, impacta diretamente o resultado das empresas. Os resultados evidenciaram a potencial redução de custos que a empresa teria se adotasse a solução indicada permitindo gerar um nível menor de custo de mão de obra e como consequência aumento da sua utilização e eficiência.
c)Â Balanced Scorecard (BSC) aplicado ao desenvolvimento gerencial. A logística se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e consequentemente uma fatia maior do mercado, em que somente os inovadores e arrojados conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. O artigo demonstra como funciona um programa de desempenho baseado nas teorias do BSC e dos Key Performance Indicators (KPIs).
d) A Governança Corporativa sob a ótica da Gestão da Cadeia de Suprimentos: estudo de caso no setor automotivo – Volkswagen. A Governança Corporativa é analisada em sua importância no tocante a preocupação com as mudanças necessárias em sua aplicação visando a competitividade, além de explorar a flexibilidade dos colaboradores em expressarem os seus sentimentos quanto a satisfação com o trabalho e a transparência das informações que veem da administração.
e) Impactos causados pelo Just in Time em Cadeia de Suprimentos. A logística responde por parcela significativa dos custos de uma empresa e pode ser responsável tanto pela fidelização dos clientes ao dar uma resposta rápida às suas necessidades, bem como ser uma fonte de reclamações, quando há falhas na entrega ou falta de estoques. O artigo pretende detectar os impactos do uso da técnica do Just in Time em toda a cadeia produtiva na região do alto Tietê, São Paulo.
f) Propensão a empreender. O empreendedorismo é reconhecido como alternativa viável para os discentes concluintes do ensino técnico, iniciativas e alterações nas matrizes curriculares dos cursos resultaram na expectativa de que o estudante oriundo do ensino técnico tenha a possibilidade da criação de novos negócios. Este artigo analisa o perfil empreendedor e a intenção empreendedora do estudante bem como sua visão sobre o ambiente escolar.
g) Educação, resiliência e equoterapia. O artigo estuda o papel que a criança e o adolescente percorrem para se tornarem seres sociais ou se integrar à sociedade, focando na recuperação e/ou na superação por meio do método chamado equoterapia.
Esperamos que os textos aqui dispostos possam subsidiar reflexões sobre os avanços, os limites e as possibilidades do conhecimento científico em quaisquer áreas de atuação.
Boa leitura a todos!
Â
Professora Doutora Senira Anie Ferraz Fernandez.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.