O impacto das marcas IFRN e incubadora ITNC no desenvolvimento de Startups
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_02Resumen
As empresas se estabelecem como essenciais para o desenvolvimento econômico. Por isso, é importante apoiar essas instituições, principalmente as de pequeno porte, que tendem a apresentar mais dificuldades em se tornarem competitivas. As incubadoras tecnológicas se mostram mecanismo eficiente que conecta micro e pequenas empresas às instituições educacionais, facilitando o acesso a conhecimentos tecnológicos e a cooperação. Um dos elementos da incubadora universitária, potencialmente valorizador das startups é a associação a marca corporativa como importante extensão de influência, indo, além disso, e servindo como selo de garantia de qualidade técnica. O objetivo da investigação se centra em analisar a percepção das startups sobre o impacto das marcas do IFRN (Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) e da ITNC (Incubadora Tecnológica Natal Central) no desenvolvimento dos seus negócios. A metodologia se concentrou em estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Coletaram-se os dados por meio de questionário e roteiro semiestruturado, atingindo 13 empresas incubadas. Trataram-se os dados por meio da Análise de Conteúdo e da Análise Descritiva. Os resultados revelaram que a estrutura ofertada e as marcas do IFRN e do ITNC se configuraram os aspectos mais importantes como motivadores à escolha da incubação. O grau de satisfação das empresas incubadas com a ITNC foi alto e a marca IFRN foi a mais bem avaliada.
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