O impacto das marcas IFRN e incubadora ITNC no desenvolvimento de Startups

Autores/as

  • Amanda Mitchell de Morais Pereira Hochschule Rhein-Waal
  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ernesto Alexandre Tacconi Neto Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_02

Resumen

As empresas se estabelecem como essenciais para o desenvolvimento econômico. Por isso, é importante apoiar essas instituições, principalmente as de pequeno porte, que tendem a apresentar mais dificuldades em se tornarem competitivas. As incubadoras tecnológicas se mostram mecanismo eficiente que conecta micro e pequenas empresas às instituições educacionais, facilitando o acesso a conhecimentos tecnológicos e a cooperação. Um dos elementos da incubadora universitária, potencialmente valorizador das startups é a associação a marca corporativa como importante extensão de influência, indo, além disso, e servindo como selo de garantia de qualidade técnica. O objetivo da investigação se centra em analisar a percepção das startups sobre o impacto das marcas do IFRN (Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) e da ITNC (Incubadora Tecnológica Natal Central) no desenvolvimento dos seus negócios. A metodologia se concentrou em estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Coletaram-se os dados por meio de questionário e roteiro semiestruturado, atingindo 13 empresas incubadas. Trataram-se os dados por meio da Análise de Conteúdo e da Análise Descritiva. Os resultados revelaram que a estrutura ofertada e as marcas do IFRN e do ITNC se configuraram os aspectos mais importantes como motivadores à escolha da incubação. O grau de satisfação das empresas incubadas com a ITNC foi alto e a marca IFRN foi a mais bem avaliada.

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Biografía del autor/a

Amanda Mitchell de Morais Pereira, Hochschule Rhein-Waal

Tecnóloga em Marketing pela UNP e em Comércio Exterior pelo IFRN. Estudante de Bacharelado em Administração de Negócios Internacionais.

Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração

Ernesto Alexandre Tacconi Neto, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção

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Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Pereira, A. M. de M., Tacconi, M. de F. F. da S., & Tacconi Neto, E. A. (2022). O impacto das marcas IFRN e incubadora ITNC no desenvolvimento de Startups. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(3), 1–18. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_02

Número

Sección

Gestão Empresarial

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