Potencial de reduções de acidentes de trânsito e impacto econômico através da implementação de itens de segurança automotivos

Autores/as

Resumen

Acidentes de trânsito se tornaram problema grave não apenas de saúde pública, mas também financeiro em vários países. O Brasil, além de registrar alta taxa de acidentes, está atrasado em relação aos outros países na adoção de medidas que possam diminuir o seu número. O custo relacionado a esses pode ser reduzido por meio de política pública voltada a implementação de tecnologias de segurança automotiva, como os Sistemas de Assistência ao Condutor, conhecido como ADAS (Advanced Driver Assistant Systems). O artigo pretende estimar o potencial impacto social-econômico ao introduzir tais tecnologias de acordo com as estatísticas atuais de gastos relacionados aos acidentes. Assim, está estruturado como pesquisa descritiva, documental e quantitativa. Em que por meio de uma regressão MQO objetiva-se compreender a relação entre as variáveis: acidentes de trânsitos, tecnologia de segurança e frota automotiva. Com as tecnologias avaliadas na investigação evidenciam uma redução de acidentes ao do longo dos anos, e um efeito econômico em que é visto possível economia nos custos. Além disso, a investigação serve como parâmetro de análise e mensuração às políticas públicas que tratem do impacto social-econômico dos gastos relacionados aos acidentes de trânsito.

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Biografía del autor/a

Juliano Ferreira Silva, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Pós-Graduação (MBA) em Gestão de Projeto pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ

Rodolfo Vieira Nunes, Universidade de São Paulo - USP, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Professor Designado na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

George André Willrich Sales, Faculdade FIPECAFI e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Professor do Mestrado na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI e Professor na Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Alexandre Gonzales, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP. Professor do Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

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Archivos adicionales

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Silva, J. F., Nunes, R. V., Sales, G. A. W., & Gonzales, A. (2022). Potencial de reduções de acidentes de trânsito e impacto econômico através da implementação de itens de segurança automotivos. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(3), 19–38. Recuperado a partir de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/432

Número

Sección

Gestão Empresarial

Métrica