Apoio à tomada de decisão por meio de Sistema de Informação Geográfica: estudo de caso em instituição pública de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n03_01Resumen
A pesquisa de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, objetiva analisar a utilização de um Sistema de Informação Geográfica em apoio à tomada de decisão em uma instituição de ensino superior pública. Na realização do estudo se utilizou os dados de 43 estudantes matriculados em curso superior de ensino a distância de Guarulhos, cedidos no formato Excel pela Secretaria Acadêmica da faculdade. Realizaram-se o tratamento e análise das informações por meio do software livre de geoprocessamento. Os resultados obtidos mostram que a maior concentração de matrículas está na cidade de Guarulhos em um raio de até 10 quilômetros da instituição, estendendo-se até chegar a 20 quilômetros. Considera-se que a ferramenta computacional poderia ser um auxílio para a elaboração de um plano de ação a fim de divulgar o processo seletivo (vestibular), captação de novas matrículas para a faculdade e até mesmo para pleitear linhas de ônibus junto à Prefeitura no intuito de atender os alunos, sendo o uso da geotecnologia ferramenta de apoio ao gestor público escolar de ensino superior.
Descargas
Citas
ALVES, M. A. et al. Ocorrência das águas subterrâneas no município de Montes Claros - MG: um estudo de caso utilizando a geotecnologia. Revista Águas Subterrâneas v. 33, n.1, 2019. Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29492. Acesso em 24 de abril de 2019.
ALVES, R. M. Gestão Educacional e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: atualizações necessárias disponíveis para a cultura educacional. Revista e-Curriculum, São Paulo, n.12 v.02 maio/out. 2014, ISSN: 1809-3876 Programa de PoÌs-graduação Educação: CurriÌculo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
BARROS, J. Geoinformática, Geoprocessamento e Geotecnologias, o que são e quais as diferenças entre eles. 2018. Disponível em: <https://www.geoaplicada.com/blog/geoinformatica-geoprocessamento-e-geotecnologias/>. Acesso em: 23 de maio de 2019.
BERGUE, S. Cultura e Mudança Organizacional. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, (Brasília): CAPES: UAB, 2014. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/ bitstream/capes/401348/1/Comportamento Organizacional-GP-miolo-online-atualizado.pdf>. Acesso em: 23 de maio de 2019.
BERLANDA et al. Dinâmica da alteração da cobertura vegetal e uso da terra com suporte de Geotecnologia na bacia hidrográfica do rio Desquite - SC. Revista Ra'eGA Curitiba, v. 43 Temático de Geotecnologias, p. 43-56, Fev/2018. Disponível em https://revistas.ufpr.br/ raega/article/view/49774/34882. Acesso em 24 de abril 2019.
BIROCHI, Renê. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração / Renê Birochi. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2015. 134p. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/ capes/145396/1/ PNAP%20-%20Modulo%20Basico %20-%20GP%20-%20Metodologia%20de%20Estudo%20e%20de%20Pesquisa%20em
%20Administracao.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2019.
BORTOLANZA, J. Trajetória do ensino superior brasileiro - uma busca da origem até a atualidade. XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Mar del Plata. 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181204/101_00125.pdf?sequence=1 &isAllowed=y>. Acesso em 08 de maio de 2019.
CABRAL, J. O. T. e MOURA, A. P. M. Gestão do sistema de informação geograÌfica no IPTU do municiÌpio de São JoseÌ dos Quatro Marcos-MT. 2016. Disponível em: . Acesso em 24 de maio de 2019.
CÂMARA, G et al. Introdução àCiência da Geoinformação. INPE. São José dos Campos. 2001. Disponível em: < http://mtcm12.sid.inpe.br/col/ sid.inpe.br/sergio/2004/04.22.07.43/doc/publicacao.pdf>. Acesso em: 20 de fev. de 2019.
CHESINI, T. S. Aplicação de técnicas de geoprocessamento para subsidiar a análise e tomada de decisão no âmbito da educação. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/ 3476>. Acesso em 25 de maio de 2019.
DAGNINO, R. P. Planejamento estratégico governamental / – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; (Brasília) 2014. 166p.: il. Disponível em: < https://gp3.uab.unifesp.br/mod/resource/view.php?id=836>. Acesso em 20 de dezembro de 2018.
DANTAS, A. S. Sistemas de Informação Geográfica em transporte: estudo da arte. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Brasília, 1996. Anais. Disponível em: <https://www.academia.edu/20269553/ Sistemas_de_Informa%C3%A7%C3%A3o_Geogr%C3%A1fica_em_Transportes_O_estudo_do_estado_da_arte>. Acesso em 20 de dezembro de
DAVIS JUNIOR, C. A. Múltiplas Representações em Sistemas de Informações Geográficos. Belo Horizonte: UFMG, 2000. Tese de Doutorado – Programa de PósGraduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2000. Disponível em: <https://www.dcc.ufmg.br/pos/cursos/defesas/460D.PDF.>. Acesso em 10 de abril de 2019.
DOS SANTOS, M. J. et al. Comunicação digital na gestão pública dos municípios da RMVP: acesso àinformação, transparência e mecanismos de participação. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, Blumenau, 1 (1), p. 167-184, 2013. Disponível em: http://proxy.furb.br/ ojs/index.php/rbdr/article/view/3654/2265. Acesso em 20 de maio de
FANG,H. Y., CHANEY, R. C. Introduction to Environmental Geotechnology. Boca Raton, FL: CRC Press, 2017. Second Edition. Disponível em: <https://books.google.com.br/booksl=ptBR&lr=&id= lgwNDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=geotecnology&ots=SJ8YtcYq5Q&sig =cJ6-q93u9vLdLvedhbgRJACWKtA#v=onepage&q=geotecnology&f =false > Acesso em 15 de junho de 2019.
FIELD, K. A Cacophony of Cartography. The Cartographic Journal, 51 (1), p.1-10 fevereiro 2014. Disponível em < https://www.tandfonline. com/ doi/full/10.1179/0008704114Z.000000000120>. Acesso em 16 de junho 2019.
GIOTTO, E., e CARDOSO, C. D. V. Desenvolvimento e Aplicabilidade de um Sistema de Gestão Escolar Municipal. Revista de Ciências Humanas. ANO II N 02 Primeiro e Segundo Semestres de 2001. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/ article/view/215<. Acesso em 07 maio 2019.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA. 2016. IBGE Cidades. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/ xtras/uf.php?coduf=35>. Acesso em: 28 de dez. de 2018.
LEITE, L. et al. Sistema de gerenciamento de dados acadêmicos integrado ao ambiente virtual de aprendizagem SAV/ Moodle. Palmas, TO: 2015. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2015/ anais/pdf/BD_338.pdf>. Acesso em 09 maio 2019.
MAGALHÃES, F. L. F., et al. Gestão do conhecimento: um estudo da produção stricto sensu no Brasil entre 2006 e 2015. 2018. XIV Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/25925350.pdf>
Acesso em 24 de maio de 2019.
MOURA, A. C. M. Novos rumos, velhas metodologias: questionamento do aproveitamento real das potencialidades dos Sistemas Informativos Geográficos. In: SEGEO, 1996, Rio de Janeiro. Anais do 1o. SEGEO. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cartografia, 1996. v. 1. p. 115-130. Disponível em <http://www.carto.eng.uerj.br/fgeorj/ segeo1996/116/ index.htm > Acesso em 24 de março de 2019.
NICOLETTI, E. A. M. e FERREIRA, R. P. Geotecnologia Aplicada àPerícia Ambiental. Caderno de Meio Ambiente e Sustentabilidade v. 6, n. 4 2015. Disponível em <https://www.uninter.com/cadernosuninter/ index.php/ meioAmbiente/article/view/475/395>. Acesso em: 24 abril 2019.
OLIVEIRA, J. C. et al. Uma análise sobre o sistema de ensino superior brasileiro: o modelo de universidades privadas e públicas e sua relação com o desenvolvimento. XVI Congresso Internacional Fomeco. setembro 2017 UFBA Bahia- Salvador. Disponível em:<http://www.congresso2017. fomerco.com.br/resources/anais/8/1508100553_ARQUIVO_FOM
ERCO_versaofinal_FORMATADO.pdf>. Acesso em 14 de abril de 2019.
RAMPELOTTO, E. M. et al. Gestão Escolar: O uso das tecnologias de informação e comunicação e suas possibilidades. EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação. PUC Paraná. 2015. Disponível em:<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19668_10826.pdf
>. Acesso em: 03 de junho de 2019.
RODRIGUES, M. Geoprocessamento: um retrato atual. Revista Fator GIS. Curitiba, 1993.
SAITO, N.S. et al. Geotecnologia e Ecologia da Paisagem no Monitoramento da Fragmentação Florestal. Revista Floram Floresta e Ambiente. 2016 Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/floram/ 2016nahead/2179-8087-floram-2179-8087119814.pdf>.
Acesso em 24 de abril 2019.
SAMPAIO, T. V. M. e BRANDALIZE, M. C. B. Cartografia Geral, Digital e Temática. Curitiba: Universidade do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, 2018. 210p.: il. (Série Geotecnologias: teoria e prática; v.1. Disponível em <http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/ wpcontent/uploads/sites/71/2018/03/cartografia-geral-digital-e-tematica-b.pdf>. Acesso em 24 de abril 2019.
SCUISATO, D. A. S. Mídias na educação: uma proposta de potencialização e dinamização da prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa. UNB/UEG: Brasília. 2014 Disponível em: . Acesso em: 17 de maio de 2019.
SILVA, G. R. Gestão da informação para a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior privada: A experieÌ‚ncia das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC/DF). RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf. Campinas, SP v. 15 n.1 p. 53-81 jan./abr. 2017 Disponível em <https://periodicos.sbu. unicamp.br/ojs/ index.php/rdbci/article/view/8645248/pdf>. Acesso em 09 de maio 2019.
SILVA, J. X. O que é Geoprocessamento. Revista_79. pdf Rio de Janeiro, RJ. 2009. Disponível em <http://www.ufrrj.br/lga/ tiagomarino/artigos/ oqueegeoprocessamento.pdf>. Acesso em 09 de maio 2019.
SOUZA, A. P. L. S. et al. A importância da utilização ferramentas do Moodle na educação a distância. Revista EDAPECI v.15. n.3, p.656-
, set./dez.2015. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/ edapeci/article/view/4610/pdf>. Acesso em 15 abril de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.