Impacto da geração Y nos processos de gestão de pessoas e na cultura organizacional: um estudo de caso em empresa de Tecnologia da Informação

Autores/as

  • Marcelo Lampkowski FATEC Jahu.
  • Isabella da Rocha Acosta FGP.
  • Mariana Magalhães FGP.
  • Nathalia da Rocha Acosta FGP.

Resumen

Atualmente, a geração Y compõe uma importante parcela do mercado de trabalho. Os indivíduos dessa geração apresentam características positivas, como, por exemplo, facilidade em lidar com a tecnologia, vontade de crescer na empresa e ambição, bem como características consideradas negativas, como individualismo, instabilidade, entre outras. O cenário empresarial atual, cada vez mais dinâmico e competitivo, influencia às organizações a buscarem inovações com a finalidade de atender a nova lógica do mercado e o investimento em novas tecnologias e pessoas com capacidade para lidar com o novo está diretamente ligado à produtividade e à rentabilidade das empresas. Este estudo, caracterizado como descritivo, buscou analisar como os processos de gestão de pessoas e a cultura organizacional de uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação (TI) necessitaram de adaptações para receber os colaboradores da geração Y. Utilizou-se a técnica do estudo de caso e, dentro do mesmo, a aplicação de entrevista e questionários para levantamento dos dados pertinentes. Por meio das abordagens qualitativa e quantitativa, verificou-se que há uma grande influência da cultura organizacional nos colaboradores e que, na verdade, é o ambiente que influencia os mesmos, e não os colaboradores que influenciam o ambiente da empresa. Observou-se que a organização estudada se preocupa em receber e reter os profissionais das gerações X e Y e que o tratamento é o mesmo para ambas.

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Publicado

2016-11-01

Cómo citar

Lampkowski, M., Acosta, I. da R., Magalhães, M., & Acosta, N. da R. (2016). Impacto da geração Y nos processos de gestão de pessoas e na cultura organizacional: um estudo de caso em empresa de Tecnologia da Informação. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(1), 1–25. Recuperado a partir de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/68

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