Percepção de estudantes universitários sobre o impacto da pandemia nas finanças pessoais: um estudo na Universidade Federal de Sergipe
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de estudantes universitários quanto às mudanças em suas finanças pessoais decorrentes da pandemia da Covid-19. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo através de um questionário online para coleta dos dados, analisado por meio da estatística descritiva. Como principais resultados, tem-se que antes da pandemia a maioria dos alunos tinha um planejamento financeiro não estruturado, confiando apenas na memória quanto ao que ganhava e o que gastava, ao passo que estes estudantes afirmaram que após a pandemia notaram a importância de fazer um estudo das suas finanças de forma organizada e sistematizada. Além disso, os discentes que não tinham reserva financeira antes da pandemia passaram a considerar esse elemento como relevante em sua vida. Este estudo trouxe como contribuição uma compreensão ampla da situação dos discentes da universidade em questão, proporcionando um panorama acerca dos aspectos financeiros de seus estudantes. Tais dados podem ser adotados para a criação de campanhas e ações de conscientização acerca do bom planejamento, instruindo os alunos a utilizarem com responsabilidade o dinheiro, bem como lhes proporcionando boas ferramentas de gerenciamento de seus ganhos e gastos, instruindo-lhes acerca de alternativas de investimento para que estes tenham uma maior segurança financeira.
Descargas
Citas
AGÊNCIA BRASIL. Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Ultima atualização em 11 de março de 2020. Disponível em <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude- declara-pandemia-de-coronavirus > Acesso em 19 de setembro de 2020.
ALVARENGA; C. Pesquisa revela perfil do estudante universitário brasileiro. Comunica.ufu.br(Online). Publicado em 20 de maio de 2019. Disponível em < http://www.comunica.ufu.br/noticia/2019/05/pesquisa-revela-perfil-do-estudante-universitario-brasileiro >. Acesso em 26 de novembro de 2020.
ALVES; T.H.O.; MARCOLINO, G.C. Educação Financeira: Estudo de Caso com Alunos de uma IES Privada de São Paulo. VI SINGEP Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, São Paulo, 13 e 14 de novembro de 2017. Disponível em: <http://www.singep.org.br/6singep/resultado/551.pdf>. Acesso em 26/09/2020.
ANASPS. PL exige educação financeira nos currículos do ensino básico. Portal Anasps(Online). Publicado em 21 de agosto de 2020. Disponível em: <https://www.anasps.org.br/pl-exige-educacao-financeira-nos-curriculos-do-ensino-basico/>. Acesso em 21 de setembro de 2020.
ARAÚJO; J.M.; BARBOSA, G.S.; LUNA, J.M.O. Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática. Tangram, v.1, n.4, 128-146, 2018
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE CARTÃO DE CRÉDITO. Mercado de cartões consolidado. Recuperado em 16 de dezembro de 2020, de http://www.abecs.org.br
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Maio de 2019. Disponível em: https://cristianoalvarenga.com/wp-content/uploads/2019/05/V-Perfil-dos-Estudantes_compressed.pdf. Acesso em maio de 2021.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Estabilidade Financeira. Brasília, v.19, n. 1, p. 1-84, abri. 2020.
BOGONI; N.M.; LEITE; M.; BARÃO; F.R.; ALMEIDA; M.; HEIN; N. Alfabetização Financeira de Estudantes Universitários a partir das Dimensões Atitude Financeira, Comportamento Financeiro e Conhecimento Financeiro. Teoria e Evidência Econômica, v.24, n.50, 187-206, jan/jun., 2018
BRANDÃO; M. Senado aprova benefício de R$ 600 a autônomos e informais, Agência Brasil. Publicado em 30 de março de 2020. Disponível em:< https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-03/senado-aprova-beneficio-de-r- 600-autonomos-e-informais > Acesso em 25 de setembro de 2020.
CAMPOS; A. C. Desemprego subiu 27,6% em quatro meses de pandemia, Agência Brasil. Publicado em 23 de setembro de 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-09/desemprego-subiu-276-em- quatro-meses-de-pandemia > Acesso em 25 de setembro de 2020.
CNC. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) – junho de 2020. Portal CNC(Online). Publicado em 18 de junho de 2020. Disponível em <http://www.cnc.org.br/editorias/economia/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-junho-0>. Acesso em 21 de setembro de 2020.
DESTEFANI; S.N. Educação Financeira na Infância. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 4, p.274-282, 2015.
ÉPÓCA NEGÓCIOS. Apenas 25% dos jovens de 18 a 30 anos fazem controle financeiro. Época Negócios (Online). Publicado em 27 de outubro de 2019. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/10/apenas-25-dos-jovens-de-18-30-anos-fazem-controle-financeiro.html >. Acesso em 26 de novembro de 2020.
G1. Por que os morcegos, considerados possível fonte do coronavírus, transmitem tantas doenças. Atualizado em 12 de fevereiro de 2020, Disponível em: < https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/12/por-que-os-morcegos-considerados-possivel-fonte-do-coronavirus-transmitem-tantas-doencas.ghtml > Acesso em 13 de outubro de 2020.
GORLA, M.C.; MAGRO, C.B.D.; SILVA, T.P.; NAKAMURA, W.T. A Educação Financeira dos Estudantes do Ensino Médio de Rede Pública segundo Aspectos Individuais, Demográficos e de Socialização. XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 27 a 29 de julho de 2016. Disponível em: <https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos162016/299.pdf> Acesso em 29/09/2020.
ÍCARO; P. Alagoas, Sergipe e Bahia registram maior taxa de desemprego. Correio Braziliense. 11 de março de 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/03/4911247-alagoas-sergipe-e-bahia-registram-maior-taxa-de-desemprego.html. Acesso em maio de 2021.
IDOETA; P.A. Mulheres são maioria nas universidades brasileiras, mas têm mais dificuldades em encontrar emprego. BBC News Brasil. 10 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49639664#:~:text=os%20pa%C3%ADses%20estudados.-,Enquanto%2018%25%20dos%20homens%20brasileiros%20de%2025%20a%2034%20anos,%2C%20segundo%20dados%20de%202018). Acesso em maio de 2021.
JOBIM; S.S.A.; LOSEKANN; V.L. Alfabetização Financeira: Mensuração do Comportamento e Conhecimento Financeiros dos Universitários da Universidade da Região da Campanha, Rio Grande do Sul. Sociais e Humanas, v.28, n.2, 125-139.
KINUE; L. Governo cobra devolução de auxílio emergencial pago indevidamente. Rádio Senado. 12 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/01/12/governo-cobra-devolucao-de-auxilio-emergencial-pago-indevidamente. Acesso em maio de 2021.
KUNKEL; F.I.R; VIEIRA; K.M.; POTRICH; A.C.G. Causas e Consequências da Dívida no Cartão de Crédito: Uma Análise Multifatores. Revista de Administração, v. 50, n. 2, p. 169-182, 2015.
LADEIRA; E.R.; ZITTEI; M.V.M.; COHEN; E.C. A pandemia de SARS-CoV-2 e o risco da armadilha de liquidez. In: GALVÃO; N.M.S.; SANTANA; A.F.B. Transparência em tempos de pandemia. Iguatu, CE : Quipá Editora, 2021, 175p.
LARGHI; N. Brasileiros têm mais chances de aumentar sua poupança após a pandemia. Valor Investe. 3 de maio de 2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2021/05/03/brasileiros-tem-mais-chances-de-aumentar-sua-poupanca-apos-a-pandemia.ghtml. Acesso em maio de 2021.
LIMA/ C. M. A. O. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol Bras, v. 53, n. 2, p.5-6, 2020.
LIZOTE; S.A.; VERDINELLI; M.A. Educação Financeira: Um Estudo das Associações entre o Conhecimento sobre Finanças Pessoais e as Características dos Estudantes Universitários do Curso de Ciências Contábeis. XIV Congresso USP Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 21 a 23 de julho de 2014. Disponível em: <https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos142014/442.pdf > Acesso em 27/09/2020.
MATSUMOTO; A.S.; KONDO; E.K.; CUNHA; G.H.M.; BOURAHLI; A.; PRATA; G.E. Educação Financeira: Estudo Comparativo entre Estudantes de Uma Universidade Pública (PR) e Uma Privada (DF). XVI SEMEAD Seminários em Administração, 24 e 25 de outubro de 2013. Disponível em: <http://sistema.semead.com.br/16semead/resultado/trabalhosPDF/124.pdf%3E>. Acesso em 29/09/2020.
MUHLHAUSEN; F.; LUZ; I.P.; MARÇAL; R.R.; PETRI; S.M. Educação financeira: Um estudo do perfil do comportamento financeiro de acadêmicos dos cursos de gestão. 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, Santa Catarina, 16 e 17 de setembro de 2019. Disponível em: <http://dvl.ccn.ufsc.br/9congresso/anais/9CCF/20190715234535.pdf>. Acesso em 27/09/2020.
OLIVEIRA; A. C., LUCAS; T. C., IQUIAPAZA; R. A. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Revista Texto e Contexto, v. 29, p.1-15, 2020.
OLIVEIRA; D.C.; SILVA; D.R.G.; ARAÚJO; T.S.; BARBOSA; R.S.; MIRANDA, R.B. Educação Financeira: Um Estudo sobre a Relevância e Conhecimento dos Universitários. Gestão Empresarial. Publicado em 6 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/disclo/article/view/7296/pdf_7>. Acesso em 28/09/2020.
OLIVIERI; M.F.A. Educação Financeira. Revista ENIAC Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 43-51, 2013.
RAMON; R.; TREVISAN; E. Educação Financeira: Um Comparativo entre Estudantes de Escolas Públicas e Privadas. Reamec, v.7, n.2, 109-126, jul/dez, 2019.
RIBEIRO; R.F. O Endividamento da classe trabalhadora do Brasil e o Capitalismo Manipulatório. Serviço Social e Sociedade, n. 126, p. 340-359, 2016.
RODRIGUES; D. Poupança recorde feita na pandemia ajudará consumo pós-auxílio, diz Funchal. Poder 360. 5 de novembro de 2020. Disponíve em: https://www.poder360.com.br/economia/poupanca-recorde-feita-na-pandemia-ajudara-consumo-pos-auxilio-diz-funchal/. Acesso em maio de 2021.
ROQUETTE, I.U.A.; LAUREANO, R.M.S.; BOTELHO, M.C. Conhecimento Financeiro de Estudantes Universitários na Vertente do Crédito. Tourism & Management Studies. 10 (Edição especial), 129-139, 2014.
SEQUERA. V., ARMAS. M., ELLSWORTH. B. América Latina ficará mais pobre após pandemia, diz presidente do BID, Agência Brasil. Publicado em 27 de julho de 2020. Disponível em:<https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-07/america-latina-ficara-mais- pobre-apos-pandemia-diz-presidente-do-bid > Acesso em 25 de setembro de 2020.
SILVA, F.D.S.; ESCORIZA, N.V. Percepções de jovens estudantes sobre a educação financeira: um estudo em Barra do Garças-MT. Educação Matemática Pesquisa, v.19, n.1, 179-196, 2017.
SURVEY MONKEY. Calculadora de tamanho de amostra. Disponível em: < https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/> Acesso em abril de 2021.
TESINI, B.L. Coronavírus e Síndromes respiratórias agudas (COVID-19, MERS E SARS). MANUAL MSD Versão Saúde para a Família. Publicado em julho de 2020. Disponível em: < https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/coronav%C3%ADrus-e-s%C3%ADndromes-respirat%C3%B3rias-agudas-covid-19-mers-e-sars> Acesso em 19 de setembro de 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. UFS em Números – Edição especial 2020. Disponível em: http://indicadores.ufs.br/uploads/page_attach/path/11175/UFS_Em_numeros_2020_Final.pdf> Acesso em abril de 2021.
ZEN; E.L. Os jovens universitários e o trabalho: uma visão comparada entre Brasil e China. In: DWYER; T. et al. (Org.) Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016. 193-215.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.