A influência da mobilidade urbana no salário dos trabalhadores da cidade de Suzano
Resumen
A grande quantidade de automóveis na rua, que aumenta o congestionamento das grandes metrópoles e com isso o tempo gasto para se deslocar de um local para outro, é considerada um dos maiores problemas quando se trata da mobilidade urbana. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a influência da mobilidade na renda do trabalhador. A metodologia adotada foi um levantamento de dados em uma amostra de 134 trabalhadores que residem no município de Suzano/SP. A pesquisa teve caráter quantitativo com dados obtidos por meio de questionário, em que a mobilidade foi representada pelo tempo e pela distância de deslocamento. Outras variáveis observadas foram idade, sexo e os anos de escolaridade formal do trabalhador. Os dados foram analisados com a técnica de regressão múltipla. Diante da análise, os resultados mostraram relação positiva da renda com o sexo masculino, idade, anos de escolaridade e distância em metros do local de trabalho. O tempo de deslocamento apresentou-se com correlação negativa.
Descargas
Citas
BENEVENUTE, José Marcos Nunes; SOUZA, Sheila Ataíde Domingues de; CARVALHO, Ângela Maria do Amaral Abreu;. Qualidade de Vida no Trabalho: a percepção dos servidores públicos. ORG & DEMO, Marília, v. 20, n. 1, p. 45-66, Jan./Jun., 2019
BITTENCOURT, Jairo; MOREIRA, Tito; REIS, Carlos Vinícius Santos; CONCEIÇÃO, Glória Vieira da. O Efeito da Mobilidade Urbana na Renda do Trabalhador no Distrito Federal. Distrito Federal. Revista Eletrônica Gestão & Saúde. Edição Especial . Ano 2014 p.3239-62.
BORGES, Alan Monteiro. Mobilidade urbana em tempos de pandemia: Reflexões para o caso de Marabá-PA. UNIFESSPA, 2020. Disponível em: <https://acoescovid19.unifesspa.edu.br/images/Texto_Alan_Borges_-_10_07.pdf.>. Acesso em: 09 out. 2020.
CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Mobilidade Urbana Sustentável: Conceitos, Tendências e Reflexões. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2018. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2194.pdf.> Acesso em: 09 out. 2020.
CASTRO, José Roberto. Os Desafios do Brasil em renda e produtividade, segundo este estudo. 2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/04/27/Os-desafios-do-Brasil-em-renda-e-produtividade-segundo-este-estudo. > Acesso em: 09 out. 2020.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE – CNT: Somente 12,4% da malha rodoviária brasileira é pavimentada. Disponível em: < https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/somente-12-da-malha-rodoviaria-brasileira-pavimentada> Acesso em: 09 out. 2020.
FELIX, Juliana Soares; MOLEDO, Julio Cesar. Qualidade De Vida Do Trabalhador - Como Os Programas De QVT Podem Melhorar O Desempenho Dos Motoristas De Transporte De Produtos Perigosos. Revista Terceiro Setor e Gestão.v.13, n.1, 2019
FERRAZ, Adriana; GOMES, Bianca. A saúde no centro do debate político. Estadão, 2020. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/infograficos/politica,problemas-no-transporte-publico-afetam-saude-dos-paulistanos,1123019 > Acesso em: 09 out. 2020.
FERRAZ, Diogo; OLIVEIRA, Fabíola Cristina Ribeiro de; ASSUMPÇÃO, Maria Rita Pontes. Educação e renda dos trabalhadores na indústria brasileira sob a ótica da visão baseada em recursos. Revista Espacios, UNIMEP: 2016. Disponível em: <https://www.revistaespacios.com/a16v37n09/16370915.html > Acessado em: 03 mar. 2021.
FLORES, Mariana. Brasileiros estão passando mais tempo no trânsito, aponta pesquisa da CNI. Agência de notícias CNI, 2015. Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/saude-e-qualidade-de-vida/brasileiros-estao-passando-mais-tempo-no-transito-aponta-pesquisa-da-cni/> Acessado em: 03 mar. 2021.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estados - Suzano 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2018:
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua 2018: 10% da população concentram 43,1% da massa de rendimentos do país. Estatísticas Sociais, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25700-pnad-continua-2018-10-da-populacao-concentram-43-1-da-massa-de-rendimentos-do-pais>. Acessado em 10/03/2021> . Acesso em: 09 out. 2020.
ISABELLA, Giuliana et al. Another driver of the Brazilian fuel ethanol supply chain: the consumers' preferences. Revista de Administração (São Paulo), v. 52, n. 3, p. 304-316, 2017.
LIMA, Aline. Como o trânsito atrapalha a produtividade no trabalho. The City Fix Brasil, 2014. Disponível em: <https://www.thecityfixbrasil.org/2014/10/22/como-o-transito-atrapalha-a-produtividade-no-trabalho.> Acesso em: 09 out. 2020.
MACHADO, Paulo Roberto Silveira; ZANDOMENICO, Bárbara; CERATTI, Igor; FAVERZANI, Henrique. A Qualidade De Vida No Trabalho Como Estratégia De Gestão De Pessoas: O Caso De Uma Indústria Gráfica De Santa Catarina. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, Volume 13, Número 4, 2018, pp. 532-540
MARCELINO, Renato Alves. A mobilidade e o financiamento das vias públicas: uma proposta de pedagiamento. Faculdade Damas da Instrução Cristã, Recife: 2018. Disponível em: <http://faculdadedamas.edu.br/revistafd/index.php/academico/article/view/947. > Acessado em: 03 mar. 2021.
METRÔ. A mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo em detalhes. São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/arquivos/Ebook%20Pesquisa%20OD%202017_final_240719_versao_4.pdf. > Acesso em: 09 out. 2020.
OCDE- Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. RELATÓRIOS ECONÔMICOS OCDE BRASIL 2018. Disponível em: http://www.oecd.org/economy/ surveys/Brazil-2018-OECD-economic-survey-overview-Portuguese.pdf> Acessado em: 03 mar. 2021.
SILVA, Adriano Maniçoba; SANTOS, Beatriz Carolini Silva. Eficácia de políticas de acesso ao ensino superior privado na contenção da evasão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 741-757, 2017.
SILVA, Adriano Maniçoba. Viabilidade econômica no canal de distribuição: Estudo de caso em empresa atacadista. Revela. Vol. 3, n. 6, 2010.
SILVA, Adriano Maniçoba; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Aferição do poder de mercado: um estudo experimental com os modelos ECD e NOIE. Revista de Economia e Administração. Vol. 12, n. 04, 2013.
SILVA, Adriano Maniçoba; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Evasão e qualida de em instituições de ensino superior privadas: uma análise da economia dos custos de transação. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 805-830, 2014.
SOUZA, Felipe. Como é a rotina dos trabalhadores que passam quase um terço do dia dentro de ônibus, metrô ou trem. BBC News Brasil, São Paulo: 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46226332.> Acesso em: 09 out. 2020.
VALENTE, Amir Mattar; NOVAES, Antonio Galvão; PASSAGLIA, Eunice; VIEIRA, Heitor. Gerenciamento de Transportes e Frotas. - 2° edição revista. São Paulo, CENGAGE, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.