Mensuração do desempenho da qualidade dos serviços prestados em uma empresa de salgados veganos: aplicação da ferramenta SERVQUAL em pedidos via aplicativo de delivery
Resumen
As ações de relacionamento à distância com o cliente têm ganhado preponderância e se tornaram necessárias durante o período de distanciamento social. Frente a este cenário, manifesta-se a necessidade da mensuração do desempenho da qualidade dos serviços prestados em relação às expectativas e necessidades dos consumidores. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de serviços de uma empresa vegana do ramo de salgados fritos e assados realizados com o uso de um aplicativo de delivery. Para isto, são utilizados como procedimentos técnicos para coletar informações sobre a microempresa a entrevista e observação direta e para captar os dados sobre qualidade no serviço, a aplicação do questionário do modelo SERVQUAL com consumidores. Empreendida a análise SERVQUAL, foi encontrado resultado positivo em ampla maioria dos aspectos avaliados, além da identificação das expectativas dos clientes acerca deste tipo de serviço. A maioria dos critérios sofreu a influência positiva do aplicativo de delivery. Desta maneira, podemos concluir que o serviço ofertado contribui positivamente para a percepção por parte do consumidor da qualidade do serviço. Resta ainda mencionar que maioria dos critérios passa pela influência do aplicativo de delivery, evidenciando este como uma relevante ferramenta para a dinâmica organizacional.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE RESTAURANTES; GALUNION. Alimentação na
Pandemia: a visão dos operadores de foodservice. 2020. 46 p. Disponível em: https://conteudo.galunion.com.br/pesquisa-com-operadores-do-foodservice-galunion-anr. Acesso em: 10 nov. 2020.
BAPTISTELLA, E. S. T.; ABONIZIO, J. O peso dos animais nas urnas: uma reflexão sobre o papel dos animais na política contemporânea. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 22, p. 329-372, 2017.
BARROS, K. S. Padrões de dieta de universitários no Sul do Brasil. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.
CERETTA, S. B. N.; FROEMMING, L. M. S. Geração Z: Compreendendo os Hábitos de Consumo da Geração Z. Revista Eletrônica Mestrado em Administração, v.3, p. 15-24, 2011.
CARVALHO, L. M.; LAMEIRAS, M. A. P.; MORAES, M. L. Carta de Conjuntura, IPEA, número 47, 2° trimestre de 2020. Boletim de acompanhamento setorial da atividade econômica. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/wp-content/uploads/2020/05/200526_beltim_final_III.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
CARVALHO, M. L. F.; NEVES, S. M.; CAMPOS, L. B. P.; OLIVEIRA, C. H. Aplicação da ferramenta SERVQUAL para análise da qualidade em serviços e benchmarking: estudo de caso em empresas varejistas. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 15, p. 22-47, 2019.
FREIRIA, C. A.; SOUZA, J. S.; COUTO, L. R. R.; CRUZ, M.; SARRETA, M. Campanha de Comunicação Ahimsa-Vegan Life. 2017. 98 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Centro Universitário Municipal de Franca, Franca.
GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimento e condições de vida. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018: primeiros resultados. IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
IBOPE. Pesquisa de opinião pública sobre vegetarianismo. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2020.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.
MENEZES, N. K. B.; ABRANTES, L. A. M.; NEPOMUCENO, D. L. M.; JAYME NETO, O. Aplicação do Modelo SERVQUAL para medir a qualidade dos serviços prestados por uma empresa de locação de máquinas. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 2016, Rio de Janeiro: XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016.
NETO, J. PIB cresce 1,1% pelo segundo ano seguido e fecha 2018 em R$ 6,8 trilhões. Agência IBGE Notícias, 28 fev. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23885-pib-cresce-1-1-pelo-segundo-ano-seguido-e-fecha-2018-em-r-6-8-trilhoes. Acesso em: 18 maio 2020.
PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L; ZEITHAMLL, V. A. Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research. The Journal of Marketing, Vol. 49, n. 4, 12-40, 1985.
PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L; ZEITHAMLL, V. A. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, New York, v. 64, n. 1, p.12-40, Spring 1988.
QUINN, J; GAGNON, C. Will services follow manufacturing into decline? Harvard Business Review, p. 92-103, 1986.
QUINN, J; GAGNON, C. Will services follow manufacturing into decline? Harvard Business Review, p. 92-103, 1986.
RÉVILLION, Jean Philippe; KAPP, Carolina; BADEJO, Marcelo Silveira; DIAS, Valéria da Veiga. O mercado de alimento de alimentos vegetarianos e veganos: características e perspectivas. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 37 (1), 1-10, 2020.
RIBEIRO, U. L. A ascensão do consumo ético de produtos vegetarianos e veganos no mercado brasileiro, Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, 3(12), 1-12, 2019.
ROSA, R. A. Gestão de Operações e Logística. 1. ed. Florianopólis: Sistema Universidade Aberta do Brasil - CAPES/MEC, 2011.
SCHIFFMAN, L.; KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
TOMOYOSE, F. H. A Influência do Nível de Serviço Logístico na Satisfação do Cliente: um Estudo em Montadora do Setor Automobilístico. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.