Sistemas de informação contábil para tomada de decisão de micro e pequenas empresas do segmento da educação infantil, ensino médio e técnico do município de Camaragibe/PE
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_02Keywords:
Sistema de Informação, SIC, Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Escolas, Segmento de Educação.Abstract
Este artigo investiga o uso da informação contábil a partir dos Sistemas de Informação Contábil (SIC) na gestão das micro e pequenas empresas que atuam no segmento da educação infantil, ensino médio e técnico, em instituições privadas do município de Camaragibe, em Pernambuco. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, no qual foi realizado um censo e posterior envio de questionário aos gestores escolares objeto deste estudo. Obteve-se 38,2% de retorno e os resultados revelaram, dentre outros aspectos, que a maioria dos estabelecimentos pesquisados possuem contador, sendo este, em sua maioria, terceirizados. O estudo evidenciou também a relevância, confiabilidade e compreensibilidade das informações contábeis geradas pelo SIC para a maioria dos gestores pesquisados. O nível de conhecimento sobre o SIC percebido pela maioria dos gestores é bom. Quanto ao nível de percepção do SIC relativo à facilidade de uso, melhora do fluxo de trabalho, redução de erros, fornecimento de relatórios gerenciais para a tomada de decisão, dentre outras variáveis, a maioria dos respondentes questionados ‘concordam’ que o SIC promove tais atribuições, evidenciando assim, a atenção com as atividades gerenciais da escola, no sentido de identificar as dificuldades e promover a busca de soluções adequadas. Esta pesquisa pode ser um importante instrumento de orientação aos gestores de micro e pequenas empresas, em instituições privadas de ensino, para que possam compreender as lacunas existentes na gestão organizacional, através do SIC, e assim possam implementar estratégias e ações mais eficazes para em um melhor desempenho organizacional.
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