Pesquisa de satisfação em logística: avaliação do transporte público do município de Mogi das Cruzes (SP)
Abstract
Este trabalho teve por objetivo medir o grau de satisfação dos usuários do transporte público de Mogi das Cruzes, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo. A partir da aplicação de um questionário, respondido por 109 pessoas que residem na cidade de Mogi das Cruzes entre os dias 06 e 10 de outubro de 2021, pode-se constatar que os mogianos estão pouco satisfeitos com o serviço prestado. Isso porque na maior parte das questões, os pesquisados avaliaram os quesitos como “regular†e em alguns quesitos, as avaliações ruim e péssimo somadas ultrapassaram 50%. A falta de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, as condições físicas dos pontos de parada, o tempo de espera e falta de informação sobre o serviço foram apontados como fatores substancialmente ruins. Há dois quesitos que também chamam negativamente a atenção: o preço cobrado e a lotação, que foram avaliados como ruim ou péssimo por mais de 70% das pessoas que responderam à pesquisa.
Downloads
References
ASSUNÇÃO-SANTOS, P.; SANTOS, I. T.; REGO, R. H. T. Pesquisa de satisfação em serviços: a cooperativa de transporte público Coopersuzan. In: XII FATEC LOG. Anais. Mogi das Cruzes, 2021. Disponível em: <https://fateclog.com.br/anais/2021/324-361-1-RV.pdf>. Acesso em: 10 out. 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Atlas, 1996.
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (coord.). Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.
CROSBY, P. Quality is free: the art of making quality certain. New York: Mentor, 1980.
ESPÍRITO SANTO, R. B. A Logística como ferramenta eficaz no transporte urbano de passageiros: o caso da empresa de transporte Metropolitano Belém Rio. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2010.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
FREITAS, A. L. P. A qualidade em serviços no contexto da competitividade. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 5, n. 1, ago. 2005. Disponível em: <https://producaoonline.org.br/rpo/article/view/321>. Acesso em: 10 out. 2021.
LÃœBECK, R. M. et al. Qualidade no transporte coletivo urbano. FACEF PESQUISA, Franca, v.14, n.3, p. 264-277, set./out./nov./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.unifacef.com.br/index.php/facefpesquisa/article/download/29 5/283>. Acesso em: 06 out. 2021.
MEIRELES, D. S. A concepção de serviço. Brazilian Journal of Political Economy, v. 26, n. 1, p. 119-136, jan./mar. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rep/a/VMnhc7zXJ8QHKGbKGhzrNwr/?format=pdf&lang =pt>. Acesso em: 10 out. 2021.
PAMPLONA, M. R. Considerações sobre o emprego dos diferentes tipos de ônibus no transporte público urbano. 2000. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.
PEREIRA, V. R. O setor serviços no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.
REIS, T. B. Um modelo para avaliação da qualidade em serviços de transporte público urbano realizado por ônibus segundo a percepção dos usuários. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campo dos Goytacazes, 2011.
SANTOS, R. G. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala SERVQUAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
STREHL, E. G.; MOYANO, C. A. M.; ANGNES, D. L. Atributos qualitativos e fatores de satisfação com o transporte público urbano por ônibus. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, n. 1, p. 98-126, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=570761046004>. Acesso em: 06 out. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.