Simulação computacional no estudo da densidade e mobilidade em Vanets e suas influências na comunicação
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v08n05_01Abstract
As redes veiculares buscam por meio de suas aplicações oferecer uma melhor segurança, conforto e entretenimento ao condutor e passageiros. A comunicação nessas aplicações é uma tarefa desafiadora, uma vez que esse tipo de rede envolve alta variação de mobilidade e densidade. Embora grande parte das pesquisas citem a influência desses fatores na comunicação interveicular, ainda são poucos os estudos, principalmente no Brasil, que conseguem demonstrá-la de maneira clara e objetiva. Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar a influência da densidade e mobilidade na comunicação interveicular. Para isso, o protocolo de roteamento AODV foi implementado no cenário   urbano da cidade de Jundiaí por meio dos simuladores “MOVE†e “NS2â€. Com base na análise dos resultados, pode-se comprovar essa influência, além de destacar a importância da simulação para a identificação de fatores que comprometem a comunicação. Foram consideradas diferentes quantidades de veículos e velocidades para caracterizar cenários com diferentes graus de densidade e mobilidade. Com a simulação, constatou-se a influência da densidade e mobilidade na comunicação entre veículos, por meio das métricas utilizadas: taxa de pacotes enviados, taxa de pacotes recebidos e taxa de colisão de pacotes. A importância da simulação na identificação de fatores que comprometem a comunicação, podendo servir de base para o desenvolvimento de protocolos mais eficientes e adaptáveis aos diversos tipos de cenários existentes.
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