Evidência da atividade oculta na atividade produtiva das indústrias de Rio Tinto/PB: um estudo baseado na contabilidade social
Abstract
A produção interna de um país é registrada através da Contabilidade Social, que tem como propósito reunir os agregados macroeconômicos por intermédio das contas nacionais e assim, apresentar os devidos dados da economia. Porém, existem partes das contas nacionais que não conseguem ser mensuradas através desses processos. Algumas contas da produção de um país são realizadas por meio de estimativas, dada à dificuldade da obtenção das suas informações. Esse estudo tem relação como Economia Não Observada (ENO), formada por três tipos de produções: produção ilegal; produção oculta ou subdeclarada e produção informal. O presente artigo tem como objetivo evidenciar os indícios da produção oculta ou subdeclarada nas indústrias do município de Rio Tinto/PB, com base na Contabilidade Social, em 2019. A pesquisa obteve os dados através de um questionário in loco, elaborado com base em duas partes: oferta e a demanda. E, aplicado a 18 indústrias no município, que correspondem a 72% das indústrias. O referido trabalho tem importância para contribuir acerca da construção do assunto, já que existem poucos trabalhos realizados com esse tema, sendo fundamental entender mais sobre este fenômeno que corresponde a uma parcela significativa que não entra do Produto Interno Bruto (PIB). Ao final do trabalho foi possível considerar que há indícios da produção oculta ou subdeclarada nas indústrias da amostra em Rio Tinto, através das práticas: não emissão das notas fiscais, indicando possíveis vendas sem tributação, indícios de distorções em estoques, contratação de mão de obra sem a devida documentação assinada e por suas atividades terem iniciado antes mesmo do seu processo de formalização.
Downloads
References
ARAUJO, Fernanda. CPF na nota fiscal: confira os benefícios para você. SERASA CONSUMIDOR. Disponível em https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/dicas/cpf-na-nota-fiscal/. Acesso em 14 de agosto de 2019.
FEIJÓ, Carmem Aparecida; RAMOS, Roberto Luiz Olinto. Contabilidade Social: referência atualizada das Contas Nacionais do Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2017.
HALLAK NETO, João; RAMOS, Roberto Luiz Olinto. A economia não observada no Brasil: um estudo baseado na metodologia do Sistema de Contas Nacionais. Revista de Economia Contemporânea (2014), vol.18. Rio de Janeiro.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil/Paraíba/Rio Tinto. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/rio-tinto/panorama>. Acesso em 22 de abril de 2018.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos municípios. Brasil/Paraíba/Rio Tinto. Disponível em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/rio-tinto/pesquisa/38/46996>. Acesso em 30 de maio de 2018.
MARQUES, Cássio. TV ASSEMBLEIA PB. Nossa Paraíba – Rio Tinto – Primeiro bloco. 2015. (11m50s). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=x5BpXIglKjk>. Acesso em 26 de julho de 2018.
PME. Portal do microempreendedor – MEI. 2019. Disponível em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/o-microempreendedor-individual-mei/4-qual-o-faturamento-anual-do-microempreendedor-individual. Acesso em 05 de junho de 2019
RIO TINTO, História. Sobre Rio Tinto. Disponível em <http://www.riotinto.pb.gov.br/historia>. Acesso em 22 de junho de 2018.
SIDRA, Sistema IBGE de Recuperação Automática. Cadastro Central de Empresas. Disponível em <https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/993#resultado>. Acesso em 25 de julho de 2018.
SILVA, Fernanda Sergio Santana da. Uma nova realidade econômica na cidade de Rio Tinto. Guarabira: UEPB, 2011.
TANZI, Vito. A economia oculta- causas e consequências desse fenômeno mundial. Finanças e Desenvolvimento/Dezembro (1983).
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. – 5. ed. – São Paulo : Saraiva, 2014.
VIEIRA, Ana Cândida Ferreira; MENDONÇA, Helton dos Santos; et al. A produção oculta fundamentada na Contabilidade Social: um estudo no comércio formal do município de Rio Tinto, PB. Revista Mangaio Acadêmico, v. 2, n. 3, jul/dez, 2017 – ISSN 2525-2801.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.