Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior
Abstract
A ética é essencial para toda e qualquer atividade, incluindo a dos presentes e dos futuros profissionais de contabilidade. Desta forma, o estudo tem como objetivo verificar a importância da disciplina de ética ou ética e legislação profissional no curso de Ciências Contábeis de uma IES no Estado da Paraíba, assim como analisar a percepção dos discentes em relação aos dilemas éticos. Para alcance de tal objetivo, foi utilizado um questionário aplicado através da plataforma online Google Forms, compartilhado via e-mail aos alunos ativos do curso de graduação de Ciências Contábeis. O questionário é estruturado por duas partes. A primeira relaciona o perfil dos respondentes e a segunda apresenta questões do ensino da ética na contabilidade e problemas referentes aos dilemas éticos, sendo estes condicionados a escala Likert. A partir das respostas obtidas, foi possível verificar que 103 (42,92%) do total de pesquisados disseram concordar totalmente quanto à contribuição da disciplina de ética ou ética e legislação profissional para a sua formação profissional. No que se refere às permissibilidades e vedações, o primeiro dilema (P1) constata que (33,80%) dos discentes são indiferentes à retenção de documentos de clientes em caso de não pagamento. Para tanto, diante dos resultados analisados é possível perceber que existe indiferença dos discentes diante da importância da ética para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entende-se que a ética na formação dos discentes é relevante para o comportamento dos futuros profissionais no exercício da profissão.
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