Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações

Authors

  • Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Marcos Aurélio Sales Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Ítalo Júnior Scala Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Marcelo Rangner Vasconcelos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCCon, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a respeito das aplicações e implicações da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na Contabilidade. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva, na forma de estudo de caso, cuja fonte principal de dados foi obtida através de entrevista por grupo focal, ao término do projeto realizado. Foi utilizada para a técnica análise de conteúdo a codificação aberta através do Software ATLAS.ti 8®. Os resultados demonstram que este método pode ser utilizado e aplicado em sala de aula nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. O projeto permitiu, além da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, trabalho em equipe e colaboração. Além disso, o presente estudo trouxe como diferencial a verificação da efetividade de se utilizar ferramentas tecnológicas de ensino como auxílio da ABPj.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-11-22

How to Cite

Silva, P. E. N. T. B. da, Sales Filho, M. A., Fernandes, Ítalo J. S., & Silva, M. R. V. (2019). Aprendizagem Baseada em Projetos na pós-graduação em Contabilidade: aplicações e implicações. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(2), 17–35. Retrieved from https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/361

Issue

Section

Temas Relacionados

Metrics

Most read articles by the same author(s)