Most relevant aspects of the quality of urban public bus transportation service

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_07

Palavras-chave:

Satisfaction, SERVPERF, Collective transport

Resumo

The present study aimed to identify the most relevant aspects of the quality of urban public bus transportation service according to the users’ perceptions. Although the study starts from a specific reality, reflections are raised about the quality of the urban public bus transportation service as a whole, inputs that prove to be important for other realities. Questionnaires were applied to measure the dimensions of reliability, tangible aspects, empathy, safety, and promptness. Data was subjected to Pearson correlation and logistic regression tests to explore which quality dimensions influence the recommendation of the service to other users. The results showed that users attribute greater importance to the reliability dimension and evaluate empathy as the highest performance dimension. The research results also indicated the need for attention to the dimension of tangible aspects, which, together with reliability, can influence the recommendation of the urban public bus transportation service. Such dimensions can jointly explain 27.1% of the variability in service recommendations to other users. We hope this research may raise inputs worthy of reflection to promote improvements in urban public transport by the companies providing these services and by public authorities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Veloso Brito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pesquisadora voluntária vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Giovanni Campos Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Campus Montes Claros. Doutor em Educação (UFMG, 2016) com estágio doutoral de 12 meses na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Mestre em Engenharia de Produção (UFMG, 2005).

André Luiz Athayde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) com Estágio Doutoral na University of Tampa (UT), em Tampa-FL, Estados Unidos (Bolsista Capes - PDSE), tendo recebido o prêmio de Titulado Doutor Destaque pelo PPGA/UnB; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Referências

ANTP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS. O caminho da mudança: propostas para um transporte público de qualidade e uma vida melhor. São Paulo: NTU, 2022.

ANTUNES, M. G.; ROMEIRO, T. I. O.; SIGRIST, V. C. Avaliação da qualidade do serviço de transporte púbico de ônibus na cidade de Santos. Revista Fatec Zona Sul, v. 3, n. 2, p. 18-39, 2017.

ANTUNES, E. M.; SIMÕES, F. A. Utilização da psicometria para avaliar a qualidade do serviço de transporte: um estudo de caso. Revista Gestão Industrial, v. 9, n. 2, p. 416-439, 2013.

BARROS, C. H. O.; MELO, R. M. Avaliação da qualidade do transporte público urbano segundo a percepção dos usuários: uma abordagem exploratória. Joinville: ABEPRO, 2017.

CASTILHA, E. D. Avaliação da qualidade do transporte público coletivo em Foz do Iguaçu-PR: a mobilidade desejada. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 15, n. 36, p. 77- 93, 2019.

COSTA, D. F. BARROS, M.; OLIVEIRA, A. S. Utilização do modelo SERVPERF para avaliação da qualidade no transporte público urbano em uma cidade no interior do estado do Rio de Janeiro. Maceió: ABEPRO, 2018.

FERRAZ, A. C. P; TORREZ, I. G. E. Transporte Público Urbano. São Carlos: Rima, 2004.

FINGER, A. B. A qualidade dos cursos de mestrado em Administração: uma avaliação pela percepção discente. 2000. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina.

FITZSIMMONS, J. A; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: Bookman, 2011.

FREITAS, A. L. P; REIS, T. B. Avaliação do transporte público urbano realizado por ônibus: uma abordagem exploratória. Revista Produção Online, v. 13, n. 3, p. 814-842, 2013.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios de Marketing de Serviços: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LEITÃO, F. O.; SILVA, W. H.; MORAIS, M. S. Mensuração da qualidade do serviço de transporte público urbano por ônibus: um estudo sobre as percepções dos usuários quanto á utilização em Unaí, MG. Revista dos Transportes Públicos- ANTP, v. 41, p. 75-94, 2018.

LIMA, D. G. D. Qualidade no serviço de transporte público por ônibus: proposta de uma escala de mensuração sob a ótica dos usuários. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional) Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional, Universidade Federal da Paraíba.

MONTES CLAROS-MG. Edital de licitação n° 020/2017. Concorrência pública n° 001/2017. Outorga da concessão da operação dos serviços de transporte coletivo urbano municipal. 11 mar. 2019. Secretaria Planejamento e Gestão.

MUNIZ, E. C. L. SOUZA, W. S.; JESUS, W. S.; PEREIRA, G. A.; PRUDENTE, V. D. Análise do grau de satisfação dos serviços de transporte público utilizados por discentes de uma universidade pública federal. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 15, n. 10, p. 1 - 22, 2020.

PELEGI, A. Consórcio MOCBUS, em Montes Claros (MG), apresenta 19 ônibus Torino com chassis Iveco 170S28. Retrieved from: https://diariodotransporte.com.br/2020/02/17/consorcio-mocbus-em-montes-claros-mg-apresenta-19-onibus-torino-com-chassis-iveco-170s28/. Acess on: 27 mar. 23.

RAMOS, M. W. Qualidades medida e percebida no sistema de transporte coletivo por ônibus: estudo de caso de Belo Horizonte. 2013. 234 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnica e Transportes) - Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais.

SANTOS, R. G. Propostas para melhoria contínua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala Servqual. 2014. 140 p. Dissertação (Mestrado em Transportes) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – Faculdade de Tecnologia – Universidade de Brasília.

STREHL, E. G.; MOYANO, C. A. M.; ANGNES, D. L. Atributos qualitativos e fatores de satisfação com o transporte público urbano por ônibus. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, n. 1, p. 98-126, 2019.

TARDIN, M. G.; FONSECA, A. B.; COSTA, F. R.; PELISSARI, A. S. Efeitos das dimensões da qualidade do serviço na satisfação do usuário do transporte público. Revista Transportes, v. 28, n. 3, p. 180-195, 2020.

ZAMBERLAN, L.; PASQUALINI, F.; SPAREMBERGER, A.; BÜTTENBENDER, P. L.; VIONE, L. A percepção dos usuários de transporte coletivo: uma avaliação da satisfação e da importância dos atributos de serviços. São Carlos: ABEPRO, 2010.

Downloads

Publicado

28/02/2025

Como Citar

Brito, D. V., Fonseca, G. C., & Athayde, A. L. (2025). Most relevant aspects of the quality of urban public bus transportation service. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(3), 1–14. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_07

Edição

Seção

English

Métricas