SOLUTION PROPOSAL FOR A COMPANY FAILING TO MEET SALES TARGETS
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v12n01_02Keywords:
Sales; Location; Price; Consumers.Abstract
This study aims to identify the factors that influence sales volume in a clothing company. We address aspects such as retail organization, sales, customers, and factors that influence consumer purchasing to reach a result and define a decision-making process to be applied in the organization. To identify the problem, we used quantitative research methods (collection of numbers, opinions, and information) and bibliographic analysis. The questionnaire was the data collection instrument, being essential to measure customer satisfaction with the service received, products, location, among other variables. From the results, we identified flaws in the company such as location and price, which allows us to make assertive decisions to improve the organization's sales volume. Understanding the factors that influence the sales volume of an organization in the clothing retail segment, which can contribute to the strategic planning of organizations in the segment.
Downloads
References
AMARO, A.; PÓVOA, A.; MACEDO, L. (2004). A arte de fazer questionários. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porto.
COBRA, M. (2007). Administração de Vendas. 4. ed. São Paulo: Atlas.
CHURCHILL, G.; PETER, J. P. (2000). Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva.
CZINKOTA, M. R.; DICKSON, P. R.; DUNNE, P.; GRIFFIN, A. (2001). Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre Bookman.
CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. (2006). O Processo de Vendas, in: Administração de vendas:.São Paulo: Atlas.
FARIA, C. A (2003). Satisfazer o cliente não basta. Recuperado Atlas.
KLEIN, E. (2016). Como lidar com um cliente insatisfeito? Recuperado em: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-lidar-com-um-cliente-insatisfeito.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. (1999). Princípios de marketing. 7. ed. São Paulo: LTC.
KOTLER, P. (2000). Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall.
KOTLER, P. (1998). Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
LAS CASAS, A. L. (1989). A profissão de vendas, in: técnicas de Vendas. São Paulo: Atlas.
LEVY, M.; WEITZ, B. A. (2000). Administração de varejo. São Paulo: Atlas.
MANSUR, S. (2016). O que o cliente espera de sua empresa? Recuperado em: http://www.sergiomansur.com.br/o-que-o-cliente-espera-da-sua-empresa.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E. M. (2008). Metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo: Atlas.
MARQUES, M. R. (2009). Marketing. São Paulo, Pearson Prentice Hall.
MEDEIROS, J. F.; CRUZ, C. M. L. (2006). Comportamento do consumidor: fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores. Rev Teoria e evidência econômica,Passo Fundo, v. 14, ed. especial.
MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. (2003). Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall.
NASCIMENTO, I. S. (2008). O comportamento do consumidor. Vamos entendê-lo? Recuperado em: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/o-comportamento-do-consumidorvamos-entende-lo-576430.htm.
PARENTE, J.; BARKI, E. (2008). Valor no varejo direcionado para a baixa renda. Porto Alegre: Bookman.
RODRIGUES, M. U. R. (2002). Gestão empresarial: organizações que aprendem. Qualitymark. ed. Rio de Janeiro.
SIQUEIRA, A. C. B. (2005). Marketing empresarial, industrial e de serviços. São Paulo: Saraiva.
SOUKI, O. (2004). Processo de decisão de compra, p.115-116. In: Paixão por marketing, 5.ed. Belo Horizonte: Souki House.
SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. (2001). Comportamento do cliente. Indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.
TEIXEIRA, E. A. (2004). Processo de vendas. Rio de Janeiro: FGV.
VERGARA, S. C. (2004). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5ª ed. São Paulo: Atlas.
WHITELEY, R. C. (1992). A empresa totalmente voltada para o cliente. Rio de Janeiro: Campus.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Refas - Revista Fatec Zona Sul

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.