Inovação na Pipoca da Vovó em busca da melhoria contínua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_06

Palavras-chave:

Comércio de Pipocas, Ciclo PDCA, Metodologia 5S, Abordagem Kaizen

Resumo

Em vista das disputas competitivas pelo mercado, cada vez mais as empresas estão preocupadas em aprimorar os processos que agregam maior valor com menor custo, produzindo o que atenda às necessidades dos consumidores. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo implementar ferramentas de melhoria contínua, buscando aperfeiçoar a eficiência de um estabelecimento de venda de pipocas em um centro comercial, abordando questões relacionadas ao tempo de atendimento, à organização e à qualidade do serviço. Visou-se ao ciclo PDCA como metodologia para guiar a pesquisa, com foco nas fases de planejamento, execução, checagem e ação. As ações incluíram a adaptação das panelas, a aquisição de máquina de fichas, a implementação dos princípios da metodologia 5S e a promoção da filosofia Kaizen para a melhoria contínua. Os resultados mostraram redução no tempo de atendimento, maior organização no processo e aumento da satisfação dos clientes. A utilização do ciclo PDCA, aliado aos conceitos de qualidade, contribuiu para aprimorar o funcionamento do estabelecimento, destacando, ainda, que a integração da abordagem 5S trouxe organização e padronização, o que contribuiu para a eficiência operacional, juntamente com a implantação da filosofia kaizen que impulsionou a cultura de inovação e aprendizado dentro da empresa.

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Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Lima, Universidade Candido Mendes

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes (UCAM).

Wagner da Silveira Marques, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Professor da Engenharia da Universidade Candido Mendes (UCAM).

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Publicado

27/04/2024

Como Citar

Lima, E. O., & Marques, W. da S. (2024). Inovação na Pipoca da Vovó em busca da melhoria contínua. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 10(4), 1–27. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n04_06

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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