Avaliação por pares e autoavaliação da aprendizagem baseada em problemas em ambiente de ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n02_07Palavras-chave:
Autoavaliação, Problem-Based Learning, Metodologias ativasResumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar na percepção dos discentes da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o quão eficazes são as avaliações por pares e a autoavaliação na metodologia Problem-Based Learning - PBL. A unidade de análise é composta por 14 alunos matriculados na disciplina. A estratégia metodológica teve por base o estudo de caso com a análise qualitativa, utilizando a triangulação de dados, através das seguintes fontes de evidências: a avaliação por pares, autoavaliação em formato de questionário com perguntas abertas, sendo necessário por parte dos alunos atribuírem notas e justificativas para cada questionamento; a observação participante, com as autoras assumindo papéis de tutoras em todo o processo de aplicação da metodologia, inclusive no momento das avaliações; e os grupos focais. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas foram transcritas para um arquivo digital e estabelecida uma codificação aberta e axial, e com criação de redes utilizando o software ATLAS.ti 9®, realizando a análise de conteúdo. Em síntese, os principais resultados evidenciam que os alunos possuem uma maior aceitação da autoavaliação em detrimento da avaliação por pares, acreditando que o feedback dos pares difere da avaliação do docente, devido este ser mais capacitado profissionalmente.
Downloads
Referências
AALBERG, T.; LORÅS, M. Active learning and student peer assessment in a web development course. The first Norwegian Informatics Conference, 2018. Disponível em: https://ntnuopen.ntnu.no/ntnu-xmlui/handle/11250/2582857. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
ALEXANDRE, E. R. Avaliação das aprendizagens no ensino superior: um enfoque sobre os documentos institucionais. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 763-779, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/989. Acesso em: 29 jul. 2021
ALVES, J.; SILVA, W. P.; BRITO, J. O.; OLIVEIRA, E. Avaliação em Pares e Autoavaliação: Um Modelo Estatístico Para Perfilação de Alunos. Anais, In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2018. p. 1653. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8125. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
BARBOSA, R. S.; LEAL, E. A.; NGANGA, C. S. N. Estratégias de ensino aplicadas na Pós-Graduação em Contabilidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 45, p. 548-574, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Camilla-Nganga/publication/341720610_Estrategias_de_ensino_aplicadas_na_Pos-Graduacao_em_Contabilidade/links/603d5d6f4585154e8c6dffe5/Estrategias-de-ensino-aplicadas-na-Pos-Graduacao-em-Contabilidade.pdf. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
BARBOSA, R. S. Modalidades de avaliação propostas para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis: uma análise à luz da Teoria da Avaliação. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2017. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20634/1/ModalidadesAvalia%c3%a7%c3%a3oPropostas.pdf. Acesso em: 06 de jul. de 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2016.
CAPELLATO, P.; VASCONCELOS, L. V. B.; RANIERI, M. G. A.; SACHS, D. Método de ensino ativo utilizando avaliação por pares e autoavaliação. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e21973495-e21973495, 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3495. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
CAZZANELLI, P.; FABRÍCIO, C. M.; AMARAL-ROSA, M.; RAMOS, M. G. Percepções de professores acerca da avaliação da aprendizagem. Revista CONTRAPONTO, v. 1, n. 1, p. 49-64, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/ article/view/1522. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
CHENG, L.; BING, L.; YU, Q.; LU, W.; SI, L. Argument Pair Extraction from Peer Review and Rebuttal via Multi-task Learning. In: Proceedings of the 2020 Conference on Empirical Methods in Natural Language Processing (EMNLP), p. 7000-7011, 2020. Disponível em: https://aclanthology.org/2020.emnlp-main.569.pdf. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.
DOLEZAL, D.; POSEKANY, A.; ROSCHGER, C.; KOPPENSTEINER, G.; MOTSCHNIG, R.; PUCHER, R. Person-Centered Learning using Peer Review Method – An Evaluation and a Concept for Student-Centered Classrooms. International Journal of Engineering Pedagogy, 8(1), 127-147. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/207455/. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
FRANZ, L.; HERZOG, M.; KATZLINGER, E.; STABAUER, M. Reflecting Peer Reviews in Inquiry Based Learning Scenarios An Analysis of Peer Feedback Levels and their Implementation. Anais, In: 2018 17th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET). ed.: IEEE, p. 1-8, 2018. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8424796/metrics#metrics. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
FARIAS, G. F.; AMANTE; L. N.; SPANHOL, F. J.; SOUZA, M. V.; REIS, J. B. Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/79188. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
FREZATTI, F.; BORINELLI, M. L.; MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S. B. Análise do desempenho de alunos na perspectiva do “CHA” em disciplina utilizando PBL: o que significa a síntese?. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 10, n. 26, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2352/235245929002.pdf. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.2 , p.57-63, 1995. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 de jul. de 2021.
HYPOLITO, V. A. H. A.; ROSA, S. S.; LUCCAS, S. Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior. Revista Meta: Avaliação, v. 12, n. 35, p. 281-307, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2461. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LEONARDI, T. J.; GALATTI, L. R.; SCAGLIA, A. J.; MARCO, A.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: sinalização para a avaliação formativa da aprendizagem. Revista Pensar a Prática, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/36744. Acesso em: 04 de jul. de 2021.
LIMA, J. P. R.; BONACIM, C. A. G.; MIRANDA, C. S. Avaliando a Avaliação: um estudo da percepção docente nos cursos de contabilidade. Anais [...] In: Congresso EnANAPAD. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjMzNzQ=. Acesso: 02 de jul. de 2021.
MAFFEZZOLLI, A. P.; PEREIRA, T. M. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: concepções e desafios. Revista Aproximação, v. 2, n. 03, 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6467. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
MANSUR, A. F. U.; ALVES, A. C. A importância da avaliação por pares e autoavaliação em ABP Aplicada a um curso de administração. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 1, p. 451-467, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6465741. Acesso em: 02 de jul. de 2021.
MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. S. B. Problem Based Learning - PBL no Ensino de Contabilidade: Guia Orientativo para Professores e Estudantes da Nova Geração. São Paulo: Atlas, 2015.
MOREIRA, C. S.; SOUZA, J. M.; ARAÚJO, A. O.; LIMA, D. H. S. Aprendizagem baseada em problemas: Relato de uma experiência no ensino em contabilidade. Revista Mineira de Contabilidade, v. 21, n. 3, p. 84-96, 2020. Disponível em: https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/1159. Acesso em: 02 jul. 2021.
MOREIRA, C. S.; SOUZA, J. M.; ARAÚJO, A. O; AZEVEDO, Y. G. P. Problem-based learning: uma análise das competências desenvolvidas e dificuldades encontradas sob a ótica dos discentes de contabilidade. In: XVIII internacional conference in accounting, São Paulo, v. 00. 2018. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/18UspInternational/ArtigosDownload/687.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.
NURKHIN, A; KARDOYO, H. P.; SETIYANI, R.; WIDHIASTUTI, R. Applying Blended Problem-Based Learning to Accounting Studies in Higher Education; Optimizing the Utilization of Social Media for Learning. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 8, p. 22-39, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/aldec/Downloads/article_217078.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.
PICCOLI, M. R.; BIAVATTI, V. T. Avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis: uma abordagem a partir dos instrumentos avaliativos dos planos de ensino das disciplinas do eixo profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 225, p. 52-65, 2017. Disponível em: https://patronus.cnt.br/uploads/arquivos_downloads/20210121_8f2fhnb9.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.) Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, p. 76-97, 2006.
SILVA, F. C.; CARVALHO, A. C. S. A.; LIGABO, M.; RODRIGUES JÚNIOR, V.; RODRIGUES, R. C. L. B. Proposta para implementar avaliação formativa no ensino médio. Ciência & Educação, v.26, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Lz3VkyGNT54WW3xdjkrFWRz/?lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2021.
SILVA, L. F.; SARDEIRO, L. S. M.; DE SOUZA, P. V. S. Um panorama de uso de métodos ativos no ensino da contabilidade em Instituições Federais nas Regiões Nordeste e Metropolitana do Pará. Anais [...] In: XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. São Paulo, 2019. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/19UspInternational/ArtigosDownload/1561.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
SILVA, R. Inovações Didáticas no Ensino de Economia: Experimentos Econômicos, Atividades On-line e Autoavaliação. Revista de Graduação USP, v. 1, n. 1, p. 59-66, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/117727. Acesso em: 02 jul. 2021.
SIMPSON, G.; CLIFTON, J. Assessing postgraduate student perceptions and measures of learning in a peer review feedback process. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 41, p. 501-514, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/ 02602938.2015.1026874. Acesso em: 05 jul. 2021.
SOARES, S. V.; BULAON, C.; CASA NOVA, S. P. C.; PICOLLI, I. R. Z. Aprendizagem baseada em problemas para os cursos de ciências contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. CONTEXTUS - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 17, n. 1, p. 65-97, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5707/ 570761046003/570761046003.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso Editora, 2011.
TANDIONO, R.; TOHANG, V. A Problem-based Learning Approach In Management Control Systems Courses: Perceptions From Accounting Students In Indonesia. PalArch's Journal of Archaeology of Egypt/Egyptology, v. 18, n. 1, p. 179-189, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/aldec/Downloads/2020-Article%20Text-3975-1-10-20201207.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
TEIXEIRA, R. C. O uso do sociograma na avaliação formativa durante uma sessão tutorial no PBL. Cadernos De Educação, Saúde E Fisioterapia, v. 5, n. 10, 2018. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/2173. Acesso em: 02 jul. 2021.
URRUTIA-HEINZ, M.; COSTA-QUINTANA, A.; CRUZ, A. P. C. O uso da aprendizagem baseada em problemas para construção do conhecimento na contabilidade. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. 2, p. 388-410, 2020. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/ scielo.php?pid=S140942582020000200388&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 02 jul. 2021.
WANNER, T.; PALMER, E. Formative self-and peer assessment for improved student learning: the crucial factors of design, teacher participation and feedback. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 7, p. 1032-1047, 2018. Disponível em:
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02602938.2018.1427698. Acesso em: 02 jul. 2021.
WOLLMANN, D. Analytic hierarchy process suportando a avaliação por pares. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 503-523, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955010.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.