Ensino 4.0: a utilização do MS Teams para integração de aulas híbridas na Fatec São Sebastião

Autores

  • Aisha Gomes dos Santos Fatec São Sebastião.
  • Rodrigo Correa dos Santos Fatec São Sebastião.
  • Alciene Ribeiro Feitoza da Silva Fatec São Sebastião.

Resumo

Frente à pandemia de COVID-19 o Centro Paula Souza realizou a adaptação do seu sistema de ensino, transferindo todas as atividades para o formato remoto. Com o avanço das medidas de flexibilização, o segundo semestre letivo de 2021 foi marcado pelo retorno às aulas presenciais nas Fatecs. Esta pesquisa tem como objetivo o mapeamento da perspectiva do corpo docente sobre o atual momento da educação superior, que neste momento se encontra híbrido, com a identificação das vantagens e desvantagens percebidas no método de ensino, bem como as oportunidades de integração que a ferramenta MS Teams vem permitir no processo de ensino-aprendizagem. O estudo de caso descritivo de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, realizado em multimétodo através de pesquisas bibliográficas e documental, com aplicação de questionário survey e escala tipo Likert. Entre os principais resultados está a aceitação da ferramenta pelos docentes e a potencialidade para a mudança de paradigmas da educação tradicional rumo à Educação 4.0.

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Publicado

30/04/2022

Como Citar

Santos, A. G. dos, Santos, R. C. dos, & Silva, A. R. F. da. (2022). Ensino 4.0: a utilização do MS Teams para integração de aulas híbridas na Fatec São Sebastião. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 8(4), 1–20. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/571

Edição

Seção

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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