Internal communiction as stretegic planning tool: a study in an Alto Tiete
Resumo
The article aims to explore a relevant topic in the current business context, as well as to identify the factors that influence the internal communication coordination process in the administrative management of the Higher Education Institution of Alto Tietê. It is known that, internal communication has a fundamental role to achieve the objectives proposed by the company, and currently there are great difficulties in the interaction and exchange of information between sectors. The methodology used was carried out through descriptive research and quantitative field research, composed of questionnaires and interviews to ascertain the results. According to the analysis, it was possible to identify as a result that the lack of communication between sectors in administrative management is caused by the absence of interaction between employees and by the lack of internal procedures that facilitate the exchange of information. Therefore, it is evident that internal communication when not used correctly can cause losses to the institution. However, it is known that in an increasingly competitive scenario, internal communication is a tool that, if used strategically, brings important benefits to the organization.
Downloads
Referências
BAHIA, J. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
BORCA, C.; BAESU, V. A Possible Managerial Approach for Internal Organizational Communication Characterization. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 124, p. 496–503, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.02.512>.
BRANDÃO, N. G. A comunicação interna estratégica como reforço da valorização das pessoas e seus níveis de engagement nas organizações. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, p. 91–102, 2018.
BRUM, A. de M. Endomarketing: estratégias de comunicação interna para empresas que buscam qualidade e a competitividade. 1. ed. Porto Alegre: Ortiz, 1994.
BUENO, W. da C. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
CHIAVENATO, I. Administração dos Novos Tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CHINEM, R. Introdução à Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010.
DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
ENDO, A. C. B. A Comunicação Empresarial ‘passada a limpo’. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 38, n. 1, p. 311–314, 2015.
GASNIER, D. G. Comunicação empresarial: guia prático. São Paulo: IMAM, 2008.
KARANGES, E. et al. The influence of internal communication on employee engagement: A pilot study. Public Relations Review, v. 41, n. 1, p. 129–131, 2014. Seen in: <http://dx.doi.org/10.1016/j.pubrev.2014.12.003>.
KUNSCH, M. K. Planejamento das relações públicas na comunicação integrada. 2. ed. São Paulo: Summus, 2003.
MATOS, G. G. Comunicação Empresarial – Sem Complicação. Barueri: Manole, 2009.
MOTOI, G. Could Employees’ Motivation Be Increased By a Better Organizational Communication? a Sociological Perspective. Social Sciences and Education Research Review, v. 4, n. 1, p. 174–190, 2017.
NASSAR, P. Tudo é comunicação. São Paulo: Lazuli, 2006.
OLIVEIRA, F. N. S. de. Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, p. 61–74, 2018.
REIS, T. A. et al. Endomarketing, leadership and communication: Reflections in the organization. Revista Brasileira de Marketing, v. 17, n. 1, p. 128–138, 2018.
RUGGIERO, A. P. Qualidade da comunicação interna. São Paulo: Rh, 2002.
SILVA, T. L. A. da; SALCEDO, D. A. O Marketing Bibliotecário E a Comunicação Empresarial. Páginas a&b Arquivos & Bibliotecas, v. 8, n. 8, p. 23–34, 2018.
SIQUEIRA FILHO, A. B.; ZACCARIA, R. B.; GIULIANI, A. C. COMUNICAÇÃO INTERNA NA ERA DA COLABORAÇÃO: A IBM BRASIL. Caderno Profissional de Marketing - UNIMEP, v. 2, n. 2, p. 46–52, 2014.
TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
TKALAC VERÄŒIÄŒ, A.; POLOÅ KI VOKIĆ, N. Engaging employees through internal communication. Public Relations Review, v. 43, n. 5, p. 885–893, 2017.
TORQUATO, G. Tratado de Comunicação organizacional e Política. São Paulo: Editora Thonson, 2002.
WIDYANTI, R. Do Leadership Style and Organizational Communication Increase to Organizational Commitment? Study Among Hospital Staff. HOLISTICA – Journal of Business and Public Administration, v. 11, n. 2, p. 17–24, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.