Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso

Autores

  • Rosana Sifuentes Machado Fatec Senai.
  • Sidclei José de Izaias
  • Dryelle Sifuentes Pallaoro UFMT.
  • Pedro Silvério Xavier Pereira UFMT.
  • Meiresangela Miranda Muniz Dieese.

Resumo

O Porto de Santarém, localizado no norte do Estado do Pará, é considerado como mais uma solução para a logística de transportes, na busca da diminuição do custo do frete praticado pelos produtores ao escoar as safras. Assim, a proposta deste trabalho foi analisar viabilidade do transporte rodoviário da soja em grãos com origem em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, até o porto de Santarém no estado do Pará, fazendo uma comparação em relação aos preços dos fretes praticados até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) focando transporte da soja, por meio do corredor de exportação do Arco Norte. Nessa perspectiva, verificaram-se os impactos dos fatores como distância percorrida, filas de esperas nos portos e falta de infraestrutura como armazenagem e as condições das rodovias que compõem os custos de frete e o valor praticado, por esse novo corredor logístico da bacia amazônica, será menor do que o praticado atualmente levando a produção para os portos do sul do Brasil podendo com isto aumentar o desempenho brasileiro no mercado internacional de soja.

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Publicado

30/04/2019

Como Citar

Machado, R. S., Izaias, S. J. de, Pallaoro, D. S., Pereira, P. S. X., & Muniz, M. M. (2019). Logística da BR-163 nas exportações de soja da Cooperlucas, Mato Grosso. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 5(4), 1–12. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/308

Edição

Seção

Logística

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