Supervisão abusiva e o silêncio dos estagiários

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sofia Bothrel Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Carolina Machado Saraiva Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Este artigo teve como objetivo de pesquisa identificar os diferentes tipos de supervisão abusiva que os estagiários sofrem dentro das organizações e como isso afeta a disposição deles de permanecerem em silêncio, deixando de compartilhar informações, opiniões e sugestões de melhoria. Foi utilizado o método de entrevista em profundidade, sendo entrevistados dez estagiários, alunos do curso de Administração e residentes na cidade de Franca, Estado de São Paulo. Após ponderar os resultados obtidos nas entrevistas, concluiu-se que existem diversas maneiras de supervisão abusiva que os estagiários sofrem em seu ambiente de trabalho, tais como gritos do supervisor, atribuição de culpa de maneira inadequada, crítica em público e ridicularização em público. As reações mais comuns a essas situações foram os sentimentos de humilhação e frustração, sentimentos de desconforto e constrangimento, sensação de estar sendo coagido, injustiçado e ofendido, desmotivação e, em algumas situações, sensação de não ser capaz e de abandono, ou seja, a supervisão abusiva afeta o estado emocional dos estudantes. É importante assinalar que não são apenas os estagiários que são afetados negativamente pela supervisão abusiva, mas também a organização. Por meio das entrevistas conduzidas, verificou-se que, quando o supervisor de estágio se comporta de maneira abusiva, os estudantes optam pelo silêncio, o que significa que eles escolhem não compartilhar informações importantes, sugestões e ideias.

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Biografia do Autor

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA-UFOP)

Sofia Bothrel Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Carolina Machado Saraiva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Coordenadora do Observatório C.A.F.E. - Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração

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Publicado

30/06/2021

Como Citar

Ceribeli, H. B., Fernandes, S. B., & Saraiva, C. M. (2021). Supervisão abusiva e o silêncio dos estagiários. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(5), 40–58. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/468

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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