Engenharia de métodos: uma revisão de literatura sobre o estudo de tempos e movimentos
Resumo
A Engenharia de Métodos, que compreende o estudo de tempos e movimentos, é uma das mais importantes e antigas áreas da Engenharia de Produção. Entretanto, apesar do significativo impacto dos seus estudos na busca pela melhoria da produtividade e desempenho das organizações, pouco se tem visto em produção acadêmica na área. Dificuldades relacionadas ao levantamento de informações bibliográficas possui relação direta com este fato. Assim, este trabalho busca contribuir para a construção da informação referente ao estudo de tempos e movimentos por meio do desenvolvimento de um ensaio teórico baseado em um levantamento bibliográfico de artigos publicados entre os anos de 2009 e 2017, relacionando aspectos multidisciplinares e da literatura tradicional e proporcionando uma comunicação efetiva entre diferentes atores e percepções da área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.