Os impactos da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_02

Resumen

Com a evolução da transformação digital, o desenvolvimento constante de ferramentas digitais é cada vez mais notório. O uso da tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e a Inteligência Artificial já foi introduzida nesta rotina, seja no uso da Alexa ou da Siri, pertencentes respectivamente à Amazon e à Apple, seja nos atendimentos on-line via chatbot, indo adiante em uma lista que pode ser estendida para outras diversas funcionalidades. Esta transformação gera mudança de comportamento de consumidores e empresas. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar quais são os impactos causados pela Inteligência Artificial nas estratégias de marketing digital das companhias. Durante a realização da pesquisa, foram discutidos aspectos desde a definição do marketing e sua evolução até a maneira em que os algoritmos aprendem os padrões de consumo dos clientes para preverem o que é que desejam no momento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, por meio de entrevistas com profissionais que trabalham com as tecnologias de Inteligência Artificial aplicadas em suas operações e por eles foram trazidos os pontos de vistas dessas teorias na realidade e com o ponto de vista das organizações. De um modo geral, pode-se concluir que a Inteligência Artificial quando utilizada e estruturada integralmente com os dados e processos empresariais, a empresa fica apta a transmitir e entregar o que o cliente quer e quando quer de forma personalizada, alterando essa relação entre empresa-cliente e ocasionando um nível de eficiência e eficácia nas estratégias de marketing. Todavia, este avanço gera desafios de adaptação à cultura de dados e tecnologia nas empresas.

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Biografía del autor/a

Alberto de Medeiros Jr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Beatriz Prieto de Amorim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Paula Ikeda Tabata, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Victoria Rodrigues da Cunha Felicissimo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

2022-10-30 — Actualizado el 2022-10-30

Cómo citar

de Medeiros Jr, A., de Amorim, B. P., Tabata, P. I., & da Cunha Felicissimo, V. R. (2022). Os impactos da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(1), 1–24. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_02

Número

Sección

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Métrica