Desenvolvimento de pessoas como estratégia de competitividade organizacional
estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v10n02_08Keywords:
Treinamento e capacitação, Motivação, Gestão de PessoasAbstract
Este trabalho teve como objetivo geral analisar como gestores e colaboradores percebem o impacto do treinamento de pessoas frente à competitividade empresarial em uma indústria localizada no município de Paulista, estado de Pernambuco. O método utilizado consistiu em um estudo exploratório e descritivo de cunho bibliográfico e documental, viabilizado por meio da coleta de dados primários (questionários e entrevistas) realizado junto a 3 gestores de áreas e 24 colaboradores. Quanto aos resultados, foi possível identificar que os colaboradores percebem a importância da promoção de treinamentos, pois ao serem capacitados, exercerão atividades de forma eficaz suas tarefas, e assim senso capazes de promover diferencial competitivo para a empresa, fato esse que deve ser considerado imprescindível levando em consideração o cenário altamente competitivo em que estão inseridos. Outro resultado significativo na análise está relacionado à insatisfação de alguns colaboradores com os treinamentos promovidos, tornando-se uma análise similar com a opinião dada pelos gestores, os quais observaram e reafirmaram a insatisfação de alguns colaboradores diante dos treinamentos que a empresa promove. Além disso, alguns gestores afirmaram que ainda não conseguem observar os treinamentos promovidos pela empresa como um diferencial competitivo, baseado nessa afirmativa, pode-se chegar à conclusão que, além de terem concorrentes muito fortes, os concorrentes investem mais em treinamento; o que acaba por reafirmar a necessidade de a empresa desenvolver e investir de uma forma melhor em programas de treinamento a longo prazo.
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