Educação fiscal: uma análise da percepção dos cidadãos do Seridó ocidental/RN sobre a campanha nota potiguar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n02_06

Palavras-chave:

Educação Fiscal, Cidadania, Fiscalização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos cidadãos norte riograndenses domiciliados na região do Seridó ocidental sobre a Campanha de Educação Fiscal denominada “Nota Potiguar”. São apresentados os fundamentos da Educação Fiscal a partir do Programa Nacional de Educação Fiscal, no qual retrata a aplicabilidade do programa voltado ao exercício pleno da cidadania no qual contribuí para o planejamento, fiscalização e cobrança de políticas públicas direcionadas para otimização e crescimento do país. No aspecto metodológico, foi baseado em análises qualitativas por intermédio de questionário eletrônico, aplicado a uma amostra de 486 respondentes, a coleta dos dados ocorreu entre agosto e novembro de 2023. Os resultados mostram que o nível de satisfação do usuário do Nota Potiguar está atrelado aos benefícios fiscais e as normas sociais, sendo possível destacar que os motivos da cooperação entre o cidadão e o fisco é um fenômeno complexo, a interpretação dos gráficos revela o alcance da campanha quanto a consciência fiscal do indivíduo e o senso crítico para comportamento fiscal.

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Biografia do Autor

José Demontier Borges da Silva Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Clara Monise Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sócrates Dantas Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Edivaldo do Nascimento Duda, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

30/11/2024

Como Citar

Silva Sobrinho, J. D. B. da, Silva, C. M., Lopes, S. D., & Duda, E. do N. (2024). Educação fiscal: uma análise da percepção dos cidadãos do Seridó ocidental/RN sobre a campanha nota potiguar. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 11(2), 67–84. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n02_06

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