O efeito da fraude ou erros contábeis no gerenciamento de resultado em companhias do subsetor de comércio listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n02_03Palavras-chave:
Fraude ou Erros, Gerenciamento de ResultadoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar o efeito da fraude ou erros contábeis no gerenciamento de resultado em Companhias do subsetor de comércio listadas na B3. Assim, utilizou-se da metodologia descritiva, quantitativa e documental. A amostra é composta por 18 Companhias do subsetor de comércio, distribuídas entre os segmentos de produtos diversos, eletrodomésticos e tecidos, vestuário e calçados, considerando o período entre 2019 e 2023. Para mensurar a ocorrência de gerenciamento de resultado, foi utilizado o modelo de Eckel (1981), enquanto a ocorrência de fraude ou erro contábil deu- se através de divulgação de tais eventos em Fatos Relevantes e Comunicados ao Mercado. Os resultados apontaram que, dentre as companhias analisadas, aquelas que mais gerenciaram resultados foram: Americanas, MPM Corpóreos, Petz, Grupo Casas Bahia, Guararapes Confecções, Lojas Renner, Marisa Lojas e a Veste S.A. Estilo. Enquanto a única empresa que não gerenciou resultados foi a Allied Tecnologia no período entre 2019 e 2023. No tocante ao erro ou fraude contábil, observou-se que as empresas que obtiveram indícios foram a Americanas, o Grupo Casas Bahia e a Magazine Luiza. Os resultados obtidos a partir de estatística descritiva demonstraram que a fraude afeta o gerenciamento de resultados das companhias, dado que as entidades que apresentam indícios de fraude ou erro contábil em determinado período tiveram maior Índice de Eckel, demonstrando o gerenciamento de resultados de suas informações contábeis mais elevado. Assim, depreende-se que a ocorrência do erro ou fraude contábil pode estar intrinsicamente relacionado com alto nível de gerenciamento de resultados.
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