Análise temporal dos acidentes de trânsito no estado de São Paulo
um estudo de caso na cidade de Carapicuíba no período de 2015 a 2024
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v11n03_05Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Mineração de Dados, Random Forest, Carapicuíba, Análise TemporalResumo
O presente artigo realiza uma análise temporal dos acidentes de trânsito em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, utilizando uma abordagem exploratória e preditiva. O objetivo é identificar padrões, tendências e fatores associados a esses incidentes. O estudo também compara os resultados com as cidades vizinhas de Osasco e Barueri. Foram utilizados dados públicos do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga SP) para analisar acidentes entre 2015 e 2024, incluindo sinistros não fatais, perfil das vítimas, tipos de acidentes e características das vias. Entre 2019 e 2024, Carapicuíba registrou 5.794 sinistros, com um pico de 1.187 acidentes em 2022. Osasco apresentou o maior número, totalizando 10.922 acidentes, enquanto Barueri teve 7.815 no mesmo período. Em 2024, os números foram menores, com 360 acidentes em Carapicuíba, 608 em Osasco e 506 em Barueri, devido à disponibilidade de dados apenas até abril de 2024. Foi utilizada a técnica de mineração de dados Random Forest para identificar padrões de acidentes, como horários críticos e locais problemáticos, incluindo a Avenida Inocêncio Seráfico em Carapicuíba e a Avenida dos Autonomistas em Osasco. O estudo oferece insights valiosos para a formulação de políticas públicas voltadas à segurança viária. A análise comparativa sugere que Carapicuíba, Osasco e Barueri compartilham padrões semelhantes, com maior incidência de acidentes à tarde e à noite.
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