Impacts of the Covid-19 pandemic on the consumption potential of families
case study in the municipality of Jaú/SP
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_08Palavras-chave:
Consumption potential, Economic class, Jaú, Household ConsumptionResumo
Consumption potential indicates how much money families in a given location have available to spend on specific categories during the year, but as the covid-19 pandemic impacted the lives of consumers, there was an influence on the habits and spending of the population due to the fall. income, insecurity about the future and threat to health. In view of this, this article aims to describe the consumption potential and identify the purchase items of families in the municipality of Jaú, in addition to measuring the variation between the years 2020 and 2022. It is a case study, specifically the municipality of Jaú/SP, using quantitative data on consumption potential, number of companies and expenditure items. The results indicated that the consumption of families in this location should move about R$ 5.4 billion in 2022 and occupy the 157th position in the national ranking and 50th of the total consumption potential in the state. As for consumers' consumption habits, basic items continue to be a priority, with a great advantage over the others, with 27.84% of disbursements going to housing, own vehicle (10.89%), food consumption at home (8.39%) and street food (3.91%). It is noteworthy that the business profile of Jaú was affected, with the closing of more than 1,100 businesses in 2022 compared to 2021, with the retail and accommodation sectors being the most impacted.
Downloads
Referências
ABEP. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. 2022. Critério Brasil. Retrieved from: <http://www.abep.org/criterio-brasil>. Accessed in: 05/07/2022.
ALMEIDA, M. R. C., FROEMMING, L. M. S., & CERETTA, S. B. N. Comportamento de consumo em meio a pandemia da covid-19. In: XXV Jornada de Pesquisa em Administração e Marketing, 6(6), Salão do Conhecimento UNIJUÍ, 2020.
ARANHA, F. Indicadores de potencial de consumo dos municípios paulistas. RAE, 38(4), p. 18-25, 1998.
AVILA, F.; BIANCHI, A M. Guia de Economia Comportamental e Experimental. São Paulo: Economia Comportamental.org, Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo, 2015.
BAUMAN, Z. Vida Para o Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. (C. A. Medeiros, Trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.
CARVALHO, L. C. P.; GARÓFALO, L. G. Teoria Microeconômica. 2ª Edição. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1992.
DA SILVA, M. L.; DA SILVA, R. A. Economia Brasileira Pré, Durante e Pós-Pandemia do Covid-19: impactos e reflexões. Observatório Socioeconômico da Covid-FAPERGS, 2020. Retrieved from: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-07-Economia-Brasileira-Pr%C3%A9-Durante-e-P%C3%B3s-Pandemia.pdf>. Accessed in: 04/08/2022.
FERREIRA JUNIOR, R. R.; SANTA RITA, L. P. Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas. Cadernos de Prospecção, Salvador (BA), vol. 13, n. 2, Edição Especial, p. 459-476, 2020.
FGV Projetos. O Impacto da pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios. 10ª ed. SEBRAE. 2021. Retrieved from <https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/impacto-coronavirus-nas-mpe-10aedicao_diretoria-v4.pdf>. Accessed in: 17/09/2021.
GALVÃO, M. C.; ALMEIDA, A. N. O Padrão de Consumo e Comportamento Familiar por Gênero no Brasil: uma análise usando a pesquisa de orçamentos familiares 2008/2009. IBGE. Planejamento e políticas públicas. 50, 2018.
GUIMARÃES JÚNIOR, D.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, L.; RODRIGUES, G. Efeitos da Pandemia do COVID-19 na Transformação Digital de Pequenos Negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 5(4), 1-10. 2020. Retrieved from: <https://doi.org/10.25286/repa.v5i4.1455>. Accessed in: 01/08/2022.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 2022. Retrieved from: <http://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 19/05/2022.
INCERTI, M. K.; ROSA,T. F.; FOLETTO, V.; FRANCO, L. N.; HÖRNER, R. Reaproveitamento de medicamentos para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19: uma estratégia rápida e eficaz para salvar vidas. Universidade Federal de Santa Maria, Editora Central de Periódicos da UFSM, Revista Saúde (Sta. Maria), 1(48), 2022. Retrieved from: <https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/67893>. Accessed in: 01/08/2022.
IPC. Índice de Potencial de Consumo. IPC Maps 2022. Release - IPC Maps 2022 Retrieved from: <http://www.ipcbr.com/release_imprensa_2022.html>. Accessed in: 05/07/2022.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Carta de Conjuntura. Brasília: IPEA, n. 34, 2T 2022. Retrieved from: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/220630_nota34_visao_geral_conjuntura.pdf>. Accessed in: 01/08/2022.
KAMAKURA, W.; MAZZON, J. A. Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil. São Paulo: Editora Blucher, 2013.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2019.
MARCHESINI JUNIOR, A. Uma Análise da “Sociedade do Consumo” no Contexto Capitalista Atual. Revista Geográfica de América Central, vol. 2, julio-diciembre, 2011, pp. 1-14.
OLIVEIRA, P, S, G.; SILVA, L, F.; BARROS, R, B.; TECILLA, M, C.; SILVA, O. R. Fatores Que Influenciam o Comportamento do Consumidor Em Lojas Virtuais. Revista de Administração da UNIMEP, 17(1), 2019, 216-242.
PENA, M. S. M.; BRITO, E. P. Z. Varejo em Desmaterialização: experiência da livraria nas dimensões física e virtual. Revista de Administração de Empresas [online]. 2021, v. 61, n. 6, e2019-0865. Retrieved from: <https://doi.org/10.1590/S0034-759020210603>. Accessed in: 19/05/2022.
REZENDE, A. A.; MARCELINO, J. A.; MIYAJI, M. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 6, P, 53 -59, 2020.
ROSA, T, M.; GONÇALVES, F, O.; FERNANDES, A, S. Evolução dos padrões de consumo no brasil entre 2003 e 2008: uma análise multivariada das classes socioeconômicas brasileiras. 42º Encontro Nacional de Economia – ANPEC. Natal, RN, Brasil, 09 a 12 de dez de 2014. Retrieved from: <https://www.anpec.org.br/encontro/2014/submissao/files_I/i12-06c5868f86a6383623e15a9419af0db5.pdf>. Accessed in: 19/07/2021.
SANTANA, D, O.; REIS, A, A, C.; OLIVEIRA, R. S. Estudos sobre o comportamento do consumidor na SciELO. Palabra Clave (La Plata). 5 (2), 2016.
SIMONSEN, M. H. Teoria Microeconômica. 1ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1967.
YIN, R. Case Study Research: Design and Methods, Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.