Impactos da pandemia de Covid-19 no potencial de consumo das famílias
estudo de caso no município de Jaú/SP
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n05_03Palavras-chave:
Potencial de Consumo, Classe Econômica, Jaú, Consumo das FamíliasResumo
O potencial de consumo indica quanto dinheiro as famílias de um determinado local têm disponível para gastar com categorias específicas durante o ano, mas como a pandemia do covid-19 impactou na vida dos consumidores, houve influência nos hábitos e gastos da população em virtude da queda da renda, insegurança quanto ao futuro e ameaça à saúde. Diante disto, este artigo tem como objetivo descrever o potencial de consumo e identificar os itens de compras das famílias do município de Jaú, além de medir a variação entre os anos de 2020 e 2022. Trata-se de um estudo de caso, especificamente o município de Jaú/SP, com utilização de dados quantitativos sobre potencial de consumo, número de empresas e itens de gastos. Os resultados indicaram que o consumo das famílias desta localidade deve movimentar cerca de R$ 5,4 bilhões em 2022 e ocupar a posição 157º no ranking nacional e 50º do potencial de consumo total no estado. Quanto aos hábitos de consumo dos consumidores, os itens básicos seguem como prioridade, com grande vantagem sobre os demais, sendo 27,84% dos desembolsos destinam-se à habitação, veículo próprio (10,89%), consumo de alimentos em casa (8,39%) e alimentação na rua (3,91%). Destaca-se que o perfil empresarial jauense foi afetado, com o fechamento de mais de 1.100 negócios 2022 em comparação com 2021, sendo que os setores de comércio varejista e alojamento foram os mais impactos.
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Referências
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