Considerações acerca do processo de compras verdes aplicadas às empresas públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v02n02_05Resumo
O presente artigo delineia-se sobre um aspecto da Logística que vem sendo estudado e tem apresentado grande avanço nos últimos anos, principalmente nas organizações públicas. Entende-se “Compras Verdesâ€, como o processo de aquisição de bens e serviços, baseado na análise dos impactos ambientais gerados, desde o nascimento até o descarte final, dentro da Cadeia de Suprimentos. O presente artigo busca evidenciar o problema de implantação do Green Procurement nas organizações públicas e privadas baseada em estudos de caso nos dois setores, avaliar a implantação do processo nas organizações estudadas e analisar as principais barreiras existentes.Uma empresa que investe na Green Purchasing influencia o crescimento sustentável, a competitividade e o avanço tecnológico da região. A empresa, ao optar em priorizar a compra de forma Sustentável deve saber analisar criticamente e definir os requisitos ambientais do fornecedor em um contrato. Essa busca agrega valor, tanto para a saúde humana quanto ambiental, pois são produtos de alta qualidade, projetados para terem maior durabilidade e minimizar o seu impacto sobre a sociedade e o meio ambiente. Sendo assim, o artigo mostra que as Compras Públicas têm grande impacto e influência econômica, porque quando se faz uma licitação, o mercado se movimentar absurdamente devido a grandeza da compra. Já no setor privado, a burocracia para se conseguir o apoio político para o budget necessário para a mudança dos processos, ou até mesmo, a cultura pouco acostumada com o novo sistema, pode dificultar a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.