Mobilidade urbana aplicada ao nível de conforto nos vagões da linha coral da CPTM

Autores

  • Ed Carlos Mariz IFSP - Suzano
  • Jônatas Gomes Oliveira IFSP - Suzano
  • Regis Cortez Bueno IF Suzano.

Resumo

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RESUMO

A cidade de São Paulo, metrópole mais desenvolvida do Brasil, tem se tornado um polo atrativo mundial. Conta atualmente com uma população de aproximadamente 21 milhões de habitantes, na região metropolitana. Nos últimos anos tem verificado um aumento substancial em número de habitantes, fato que, traz uma correlação direta aos baixos índices de mobilidade urbana. Os transportes de passageiros passam a não ser ofertados com qualidade, muitas vezes operam com baixos níveis de conforto, sobretudo nos horários de pico. O intuito da pesquisa tem por propósito mensurar a quantidade de passageiros por m2 nas operações de trens da CPTM, linha Coral, a fim de verificar se o serviço é ofertado com qualidade a seus usuários. A modelagem matemática utilizada foi o cálculo de dimensionamento de frota. Os dados da pesquisa indicaram que os níveis estão em média nove passageiros por metro quadrado, níveis aceitáveis, porém muito abaixo dos padrões de países desenvolvidos.

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Publicado

01/11/2020

Como Citar

Mariz, E. C., Oliveira, J. G., & Bueno, R. C. (2020). Mobilidade urbana aplicada ao nível de conforto nos vagões da linha coral da CPTM. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(1), 1–12. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/321

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