A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index

Autores

  • Marcio Aparecido Lucio Instituto Federal Catarinense.
  • Marcia Bronnemann Universidade Regional de Blumenau.

Resumo

A inovação é essencial para a manutenção da competitividade e desenvolvimento de uma nação, da mesma forma que um país depende da internacionalização para se inovar. O Global Innovation Index (GII), apresenta um ranking de inovação todos os países, por meio indicadores de insumos e resultados, facilitando a comparação entre as nações e indicando os caminhos para a inovação. Dentre esses índices, alguns permitem verificar se existe e qual o nível de influência da internacionalização nos níveis de inovação de um país. Assim o objetivo deste estudo é analisar a influência, tanto dos insumos, como dos resultados do GII relacionados a internacionalização nas notas de inovação de um país e se o nível de desenvolvimento deste país também influência seu nível de inovação. Esta é uma pesquisa quantitativa com base nos dados do GII de 2019 das 50 maiores economias do mundo, diferenciando as desenvolvidas das em desenvolvimento. Utilizando correlação linear e o modelo de regressão linear múltipla, pode-se concluir que tantos os indicadores de insumos (inputs) como de resultados (outputs) têm influência significativa nas notas do ranking de inovação e que os países em desenvolvimento encontram maior dificuldade em internacionalizar suas empresas, prejudicando assim sua capacidade inovativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARBIX, G.A.T.; SALERNO, M.; DE NEGRI, J.A. Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras. Texto para discussão, Brasília, IPEA, n. ju2004, 2004.

ASCANI, A.; BALLAND, P.A.; MORRISON, A. Heterogeneous foreign direct investment and local innovation in Italian Provinces. Structural Change and Economic Dynamics, 2019. DOI: 10.1016/j.strueco.2019.06.004

AULAKH, P.S. Emerging multinationals from developing economies: Motivations, paths and performance. Journal of international management, v. 3, n. 13, p. 235-240, 2007. DOI:10.1016/j.intman.2007.05.001

BANO, S.; TABBADA, J. Foreign direct investment outflows: Asian developing countries. Journal of Economic Integration, v. 30, n. 2, p. 359-398, 2015. DOI:10.11130/jei.2015.30.2.359

BOERMANS, M. A.; ROELFSEMA, H. The effects of internationalization on innovation: firm-level evidence for transition economies. Open Economies Review, v. 26, n. 2, p. 333-350, 2015. DOI:10.1007/s11079-014-9334-8

BORGES, F.Q.; BORGES, F.Q.; LISBÔA, E.G. Efeitos dos investimentos em inovação no brasil: uma análise da dinâmica entre inovação, população economicamente ativa e produto interno bruto (2005-2015). Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 47, p. 164-178, 2017. DOI: 10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p164

BRUHN, N.; CALEGÁRIO, C.; CARVALHO, F.; CAMPOS, R.; SANTOS, A. Mergers and acquisitions in Brazilian industry: a study of spillover effects, International Journal of Productivity and Performance Management, v. 66 n. 1, p. 51-77,2017. DOI:10.1108/IJPPM-11-2014-0179

BUCKLEY, Peter J.; GHAURI, Pervez. The internalisation theory of the multinational enterprise: A review of the progress of a research agenda after 30 years. In: International business strategy. London: Routledge, 2015. p. 99-121. DOI: 10.4324/9781315848365

BUGLEAR, J. Stat significa o negócio: um guia para negócios. Estatística Butterworth Heinemann Press, 2005

CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson, 2010.

CETINGUC, B.; CALIK, E.; CALISIR, F. The Moderating Effect of Indulgence on the Relationships Among Global Innovation Index Indicators. In: Industrial Engineering in the Big Data Era. Springer, Cham, p. 417-425, 2019. DOI:10.1007/978-3-030-03317-0_34

CHEUNG, K.; PING, L. Spillover effects of FDI on innovation in China: Evidence from the provincial data. China economic review, v. 15, n. 1, p. 25-44, 2014. DOI:10.1016/S1043-951X(03)00027-0

COSTA, L.P.S; FIGUEIRA, A.C.R. Risco político e internacionalização de empresas: uma revisão bibliográfica. Cadernos. EBAPE.BR, v. 15, n. 1, p. 63-87, 2017 DOI: 10.1590/1679-395156933.

CUERVO-CAZURRA, A.; GENC, M. Transforming disadvantages into advantages: Developing-country MNEs in the least developed countries. Journal of international business studies, v. 39, n. 6, p. 957-979, 2008. DOI:10.1057/palgrave.jibs.8400390

DUNNING, J. H. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions, Journal of International Business Studies, v. 19, n. 1, p. 1-31, 1988.

EDLER, J.; KUHLMANN, S.; BEHRENS, M. Changing Governance of Research and Technology Policy – The European Research Area. Cheltenham: Edward Elgar Publishing. 2003.

FILIPPETTI, A.; FRENZ, M.; IETTO-GILLIES, G. The role of internationalization as a determinant of innovation performance. An analysis of 42 countries. Londres: CMIR Research working paper series, 2013. DOI: 10.2139/ssrn.2114289

FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Internacionalização das empresas brasileiras: em busca de uma abordagem teórica para os late movers. In: Internacionalização e os países emergentes / Afonso Fleury, Maria Tereza Leme Fleury (Org.) – São Paulo: Atlas, 2007.

FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L.; BORINI, F.M. The Brazilian multinationals' approaches to innovation. Journal of International Management, v. 19, n. 3, p. 260-275, 2013. DOI:10.1016/j.intman.2013.03.003

GARCIA, R.; CALATONE, R. A critical look at technological innovation typology and innovativeness terminology: a literature review. The Journal of Product Innovation Management, v.19, n.2, p.110-132. 2002. DOI:10.1111/1540-5885.1920110

GARRIDO, I.L.; PARENTE, R.C.; GONCALO, C. R.; VASCONCELLOS, S. L. Mantendo-se Inovadoras: O papel do Desempenho Passado, da Capacidade Absortiva e da Internacionalização. BBR. Brazilian Business Review, v. 14, n. 6, p. 559-574, 2017. DOI:10.15728/bbr.2017.14.6.1.

GII - The Global Innovation Index 2019: Creating Healthy Lives—The Future of Medical. Cornell University, INSEAD E WIPO, 2019. Disponível em <https://www.globalinnovationindex.org/gii-2019-report> Acesso em 10 dez. 2019.

GITTELMAN, M. A note on the value of patents as indicators of innovation: Implications for management research. Academy of Management Perspectives, v. 22, n. 3, p. 21-27, 2008. DOI: 10.5465/amp.2008.34587992

GOPALAKRISHNAN, S.; DAMANPOUR, F. A review of innovation research in economics, sociology and technology management. Omega, v. 25, n. 1, p. 15-28, 1997. DOI:10.1016/S0305-0483(96)00043-6

GOUVEA, R.; VORA, G. Creative industries and economic growth: stability of creative products exports earnings. Creative Industries Journal, v. 11, n. 1, p. 22-53, 2018. DOI:10.1080/17510694.2017.1416529

GUILLÉN, M. F.; GARCÍA-CANAL, E. The American model of the multinational firm and the “new†multinationals from emerging economies. Academy of Management Perspectives, v. 23, n. 2, p. 23-35, 2009. DOI:10.5465/amp.2009.39985538

ISMAIL, N.W. Innovation and high-tech trade in Asian countries. In:Proceedings from International Conference on Recent Developments in Asian Trade Policy and Integration. 2013. p. 1-19.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The internationalization process of the firm - a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of international business studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977. DOI:10.1057/palgrave.jibs.8490676

KAYAM, S. S. Home market determinants of FDI outflows from developing and transition economies. MPRA Paper 16781, University Library of Munich, Germany, 2009.

KNIGHT, G.A.; CAVUSGIL, S. T. Innovation, organizational capabilities, and the born-global firm. Journal of international business studies, v. 35, n. 2, p. 124-141, 2004. DOI:10.1057/palgrave.jibs.8400071

LABIAK JR, S.; CARLOS, R.; PACHECO, R.; MARCHEZAN, M.L.; SCHNEIDER, V. Indicadores Indiretos de Inovação. In: 25ª Conferência Anprotec, Cuiabá, 2015.

MATHEWS, J.A. Dragon multinationals: New players in 21st century globalization. Asia Pacific journal of management, v. 23, n. 1, p. 5-27, 2006. DOI:10.1007/s10490-006-6113-0

MERCAN, B.; GOKTAS, D. Components of innovation ecosystems: a cross-country study. International research journal of finance and economics, v. 76, n. 16, p. 102-112, 2011.

MORALES, R.; BRENNAN, L. Ireland’s innovative governmental policies promoting internationalization. Research in International Business and Finance, v. 23, p. 157-168, 2009. DOI: 10.1016/j.ribaf.2008.03.012

MOREIRA, A.C. A transferência internacional de tecnologia: a revisão da literatura e uma crítica. Revista Estudos do ISCA, v.2007, n.3, p.1-19, 2007. DOI:10.34624/ei.v0i1/2/3.6865

NELSON, R. R. As fontes do crescimento econômico. Campinas: Unicamp, 2006.

NING, L.; SUTHERLAND, D. Internationalization of China's privateâ€sector MNEs: An analysis of the motivations for foreign affiliate formation. Thunderbird International Business Review, v. 54, n. 2, p. 169-182, 2012.

OECD, Innovation in Firms:A Microeconomic Perspective, Paris: OECD Publishing, 2009. DOI:10.1787/9789264056213-en.

OLIVEIRA JR, M.; BORINI, F. M. Gestão de Subsidiárias. GV Executivo, v. 8, n. 2, p. 18-21, 2009

OURA, M.M.; ZILBER, S.N.; LOPES, E.L. Innovation capacity, international experience and export performance of SMEs in Brazil. International Business Review, v. 25, n. 4, p. 921-932, 2016. DOI: 10.1016/j.ibusrev.2015.12.002

PABIS, T.C. Sistema Nacional de Inovação: As Políticas Tecnológicas e de Inovação da Coréia do Sul. Blucher Engineering Proceedings, v. 3, n. 4, p. 1331-1351, 2016.

RAHMAN, M.; UDDIN, M.; LODORFOS, G. Barriers to enter in foreign markets: evidence from SMEs in emerging market. International Marketing Review, v. 34 n. 1, p. 68-86, 2017. DOI: 10.1108/IMR-10-2014-0322

ROSA, J.P.; DA ROSA, S.S.; ANTONIOLLI, P.D. A estratégia da inovação, a chave para o desenvolvimento: uma comparação entre a realidade brasileira e americana. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 10, n. 19, p. 157-176, 2018.

SALMON, R.; SHAVER, J. Learning by Exporting: New Insights from Examining Firm Innovation. Journal of Economics & Management Strategy, v. 14, n. 2, p. 431-460, 2005. DOI:10.1111/j.1530-9134.2005.00047.x

SANTORO, G.; BRESCIANI, S.; PAPA, A. Collaborative modes with cultural and creative industries and innovation performance: the moderating role of heterogeneous sources of knowledge. Technovation, v. 92, p. 102040, 2018. DOI:10.1016/j.technovation.2018.06.003

SCHIUMA, G., LERRO, A. Do Cultural and Creative Industries (CCI) matter for innovation and value creation in knowledge-based business? Aims, forms and practice of collaboration in Italy. 2014.

SCHNEIDER, P. H. International trade, economic growth and intellectual property rights: A panel data study of developed and developing countries. Journal of Development Economics, v. 78, n. 2, p. 529-547, 2005. DOI: 10.1016/j.jdeveco.2004.09.001

SCHULTZ, D.P.; SCHULTZ, S.E. História da psicologia moderna. São Paulo: Cultrix, 1992.

SILVA, M.C.; GOMES, C.F..; LIMA, G.B.A. Utilities Analysis for Latin America and Caribbean Innovation Indicators. IEEE Latin America Transactions, v. 16, n. 11, p. 2834-2840, 2018. DOI: 10.1109/TLA.2018.8795126

SOARES, T.J.; TORKOMIAN, A.L.; NAGANO, M.S.; MOREIRA, F.G. The Brazilian Innovation System: Critical Analysis and Considerations. Interciencia, v. 41, n. 10, p. 713-721, 2016.

SOHN, S.Y.; KIM, D.H.; JEON, S.Y. Re-evaluation of global innovation index based on a structural equation model. Technology Analysis & Strategic Management, v. 28, n. 4, p. 492-505, 2016.DOI: 10.1080/09537325.2015.1104412

SOUSA, D.C.; GONÇALVES, R.F.; SAKAMOTO, L.S.; ABE, J M.; SACOMANO, J.B. Análise do impacto das patentes no índice global de inovação com aplicação de lógica paraconsistente anotada. Exacta, v. 12, n. 2, p. 13-22, 2014. DOI:10.5585/ep.v12n2.4913

STAL, E.; CAMPANÁRIO, M. A. Empresas multinacionais de países emergentes: o crescimento das multilatinas. Economia Global e Gestão, Lisboa, v. 15, n. 1, p. 55-73, abr. 2010.

TARANENKO, I. Strategic analysis of innovation-based competitiveness in the global economy. Montenegrin Journal of Economics, v. 9, n. 1, p. 127-134, 2013.

UNCTAD - Comércio de produtos criativos atingiu novo pico em 2011. Disponível em<https://unctad.org/en/newsdetails.aspx?alVersionID=498>. Acesso em 09 abr. 2020.

WRIGHT, P., KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

XU, Hui. A regional university-industry cooperation research based on patent data analysis. Asian Social Science, v. 6, n. 11, p. 88, 2010.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Lucio, M. A., & Bronnemann, M. (2021). A influência da internacionalização na inovação das nações com base no Global Innovation Index. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(4), 1–23. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/489

Edição

Seção

Temas Relacionados

Métricas