Reflexos do envelhecimento populacional brasileiro nos custos assistenciais do setor de saúde suplementar: uma análise da projeção para 2060

Autores

  • Danielle Diniz Ubaldine UFPB.
  • Herick Cidarta Gomes de Oliveira UFRN.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o reflexo do aumento da proporção de idosos sobre o custo assistencial de saúde, através do estudo explicativo dos dados, de natureza quantitativa, por meio de métodos determinísticos e de componentes demográficos. Visto que, a faixa etária populacional que pertence ao grupo mais frágil e propenso a adquirir doenças e problemas crônicos é a dos idosos, sendo eles, que através da transição demográfica, aumentam em quantidade nas operadoras de saúde suplementar em conjunto com a população total do Brasil. Com isso, aumenta no País o número de habitantes que necessita, de certa forma, de mais atendimentos médico-assistenciais especializados e demandam novas tecnologias que ofereçam tratamentos mais acurados, causando fortes impactos no custo assistencial do setor. Assim, de acordo com os resultados, o crescimento dos custos assistenciais dos idosos relacionado com as demais idades é expressivo, dado que em 2019 era no tocante de R$ 68,8 bilhões e em 2060 passará a R$ 172,6 bilhões, alinhado a evolução da quantidade de beneficiários com mais de 60 anos que entre o período projetado cresceu 150,84%. Além disso, a pesquisa observou o contingente de jovens entre 0 a 14 anos reduzir 24,24%, de forma a alertar os gestores sobre os impactos intergeracionais, causados pelo risco moral da seleção adversa, na sustentabilidade do setor de saúde suplementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, José Eustáquio Diniz. Transição demográfica, transição da estrutura etária e envelhecimento. 2014. Artigo (Doutor em Demografia) - Cedeplar/UFMG, Revista Portal de Divulgação, 2014.

ANDRADE, Mônica Viegas et al. Estrutura de concorrência no setor de operadoras de planos de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: ANS, 2015.

ALVES, José Eustáquio Diniz. A transição demográfica e a janela de oportunidade. São Paulo: Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, 2008.

ALVES, José Eustáquio Diniz. O fim do bônus demográfico e o processo de envelhecimento no Brasil. 2015.

ANS. ANS: Lei n° 9.656/98 completa 15 anos. 2013. Disponível em: <http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/a-ans/2107-lei-no-965698-completa-15-anos> Acesso em: 20 de março de 2019.

ALBUQUERQUE, Ceres et al.A situação atual do mercado da saúde suplementar no Brasil e apontamentos para o futuro. Ciência & saúde coletiva, 2008.

BAHIA, Ligia. Mudanças e padrões das relações público-privado: seguros e planos de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, 1999.

BERENSTEIN, Cláudia Koeppel; WAJNMAN, Simone.Efeitos da estrutura etária nos gastos com internação no Sistema Único de Saúde: uma análise de decomposição para duas áreas metropolitanas brasileiras. Cadernos de saúde pública, 2008.

BRITO, Fausto. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil. R. bras. Est. Pop., São Paulo, 2008.

BRITO, Fausto; AMARAL, Pedro; DO AMARAL, Luciana Soares Luz. A transição demográfica e a desigualdade entre as nações, 2019.

BERQUÓ, Elza; CAVENAGHI, Suzana. Fecundidade em declínio: breve nota sobre a redução no número médio de filhos por mulher no Brasil. Novos Estudos-CEBRAP, 2006.

BORBA FILHO, Lucilvo Flávio dos Santos; MYRRHA, Luana Junqueira Dias. O impacto do envelhecimento populacional, do aumento da expectativa de vida e seus diferenciais por sexo, nos custos assistenciais das operadoras de planos de saúde. Anais, 2019.

BRASIL. Lei n° 9.961, de 28 de janeiro de 2000. Dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jan. 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9961.htm >. Acesso em: 10 de março de 2019.

CAVALCANTI, Maria das Graças P. de et al. Os idosos no contexto da saúde pública. In: SEADE. Realidade Paulista. Fundaçäo Sistema Estadual de Análise de Dados, 1990.

CARVALHO, Eurípedes Balsanufo; CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira. A regulamentação do setor de saúde suplementar no Brasil: a reconstrução de uma história de disputas. Cadernos de Saúde Pública, 2007.

COSTA, Maria Fernanda Lima; VERAS, Renato. Saúde pública e envelhecimento. 2003.

DE MELO, Laércio Almeida, et al. Fatores socioeconômicos, demográficos e regionais associados ao envelhecimento populacional. Revista brasileira de geriatria e gerontologia. 2017.

DE SA, Marcelo Coelho. Risco moral e seleção adversa de beneficiários no mercado de saúde suplementar, 2012.

DOS SANTOS, Fausto Pereira. Saúde suplementar-Impactos e desafios da regulação. Revista UFG, v. 8, n. 2. (s.d.).

DUARTE, Elisabeth Carmen; BARRETO, Sandhi Maria. Transição demográfica e epidemiológica: a epidemiologia e serviços de saúde revisita e atualiza o tema. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2012.

DO LAGO, Regina Ferro, GOMES RIBEIRO, Márcia; GOMES SANCHO, Leyla. Gastos com internação do idoso em serviços privados de terapia intensiva em três capitais da região sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Cadernos Saúde Coletiva, 2015.

GARCIA, Maria Alice Amorim; RODRIGUES, Maíra Giannini dos Santos; BOREGA, Renato. O envelhecimento e a saúde. Revista de Ciências Médicas, 2012.

GODINHO, Rute Eduviges; YAZAKI, Lucia Mayumi. Comportamento da fecundidade segundo diferenciais sócio-econômicos e a anticoncepção no estado de São Paulo, 2016.

IESS, Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Gastos com saúde seguem um perfil oposto ao da renda. Na idade ativa a renda é alta e o gasto com saúde é baixo; na aposentadoria a renda diminui e o gasto aumenta. Informativo Eletrônico, 2010.

IESS. Analisamos das contratações de planos nos últimos anos. Disponível em: < http://iess.org.br/?p=blog&id=1084>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2020.

KALACHE, Alexandre; VERAS, Renato P.; RAMOS, Luiz Roberto. O envelhecimento da população mundial: um desafio novo. Revista de Saúde Pública, p. 200-210, 1987.

LEBRÃO, Maria Lúcia. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica e epidemiológica. Saúde Coletiva, 2007.

LEAL, Rodrigo Mendes; DE MATOS, João Boaventura Branco. Planos de saúde: uma análise dos custos assistenciais e seus componentes. RAE-Revista de Administração de Empresas, 2009.

MIRANDA, Gabriella Morais Duarte; MENDES, Antonio da Cruz Gouveia; SILVA, Ana Lucia Andrade da. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro, 2016.

MARTINE, George; MCGRANAHAN, Gordon. A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas. População e Cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Brasília: UNFPA, 2010.

NASRI, Fabio. O envelhecimento populacional no Brasil. Einstein, 2008.

NITÃO, Samara Rachel Vieira. Saúde suplementar no Brasil: um estudo da dinâmica industrial pós-regulamentação. 2004.

OLIVEIRA, Anderson Silva. Transição demográfica epidemiológica e envelhecimento populacional no Brasil. 2019.

OLIVEIRA, Martha; VERAS, Renato; CORDEIRO, Hésio. A Saúde Suplementar e o envelhecimento após 19 anos de regulação: onde estamos?. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2017.

OCKÉ-REIS, Carlos Octávio. Os desafios da ANS frente à concentração dos planos de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 2007.

PRATA, Pedro Reginaldo. A transição epidemiológica no Brasil. Cadernos de Saúde pública, 1992.

RAMOS, Paulo, PROBST, Elisiana Renata. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Santa Catarina: Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2003.

RIBEIRO, Miriam Martins. Utilização de serviços de saúde no Brasil: Uma investigação do padrão etário por sexo e cobertura por plano de saúde. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR. Dissertação de Mestrado, 2005.

SATO, Fábio Ricardo Loureiro. A teoria da agência no setor da saúde: o caso do relacionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar com as operadoras de planos de assistência supletiva no Brasil. Revista de Administração Pública, 2007.

SCHRAMM, Joyce Mendes de Andrade et al. Transição epidemiológica e o estudo de carga de doença no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, p. 897-908, 2004.

SALAZAR, Andréa; et al.O SUS pode ser o seu melhor plano de saúde. 2006.

SAAD, Paulo Murad. Transferência de apoio intergeracional no Brasil e na América Latina. Os novos idosos brasileiros, 2004.

TURRA, Cássio; NORONHA, Kenya; ANDRADE, Monica Viegas. O impacto intergeracional e a capacidade de financiamento da saúde suplementar no Basil no contexto de envelhecimento populacional. Seminário OPAS e ANS: Conhecimento Técnico-Científico para Qualificação da Saúde Suplementar. Rio de Janeiro, 2015.

VASCONCELOS, Ana Maria Nogales; GOMES, Marília Miranda Forte. Transição demográfica: a experiência brasileira. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2012.

VANZELLA, Elídio; DO NASCIMENTO, João Agnaldo; DOS SANTOS, Sérgio Ribeiro. O ENVELHECIMENTO, A TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E O IMPACTO NAS HOSPITALIZAÇÕES. Revista Eletrônica Estácio Saúde, 2017.

VERAS, Renato Peixoto. Experiências e tendências internacionais de modelos de cuidado para com o idoso. Ciência & Saúde Coletiva, 2012.

WONG, Laura L. Rodríguez; CARVALHO, José Alberto. O rápido processo de envelhecimento populacional do Brasil: sérios desafios para as políticas públicas. Ver. Bras. Estud. Popul., 2006.

ZIROLDO, R.R., GIMENES, R.O., CASTELLO, Júnior C. A importância da Saúde Suplementar na demanda da prestação dos serviços assistenciais no Brasil. Mundo da Saúde, 2013.

Downloads

Publicado

28/11/2020

Como Citar

Ubaldine, D. D., & Oliveira, H. C. G. de. (2020). Reflexos do envelhecimento populacional brasileiro nos custos assistenciais do setor de saúde suplementar: uma análise da projeção para 2060. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(2), 17–35. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/454

Edição

Seção

Temas Relacionados

Métricas