Dilemas éticos e a importância da disciplina de ética: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior

Aglaeudis Ferreira Rodrigues Campos, Annamélia Aryadnyes Vieira Ribeiro da Silva, Maria do Carmo da Silva Neta, Valdineide dos Santos Araujo

Resumo


A ética é essencial para toda e qualquer atividade, incluindo a dos presentes e dos futuros profissionais de contabilidade. Desta forma, o estudo tem como objetivo verificar a importância da disciplina de ética ou ética e legislação profissional no curso de Ciências Contábeis de uma IES no Estado da Paraíba, assim como analisar a percepção dos discentes em relação aos dilemas éticos. Para alcance de tal objetivo, foi utilizado um questionário aplicado através da plataforma online Google Forms, compartilhado via e-mail aos alunos ativos do curso de graduação de Ciências Contábeis. O questionário é estruturado por duas partes. A primeira relaciona o perfil dos respondentes e a segunda apresenta questões do ensino da ética na contabilidade e problemas referentes aos dilemas éticos, sendo estes condicionados a escala Likert. A partir das respostas obtidas, foi possível verificar que 103 (42,92%) do total de pesquisados disseram concordar totalmente quanto à contribuição da disciplina de ética ou ética e legislação profissional para a sua formação profissional. No que se refere às permissibilidades e vedações, o primeiro dilema (P1) constata que (33,80%) dos discentes são indiferentes à retenção de documentos de clientes em caso de não pagamento. Para tanto, diante dos resultados analisados é possível perceber que existe indiferença dos discentes diante da importância da ética para atuar no mercado de trabalho. Sendo assim, entende-se que a ética na formação dos discentes é relevante para o comportamento dos futuros profissionais no exercício da profissão.


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