Estudo a respeito de variáveis que impactam na satisfação do trabalhador
Resumo
Em meio a tantas transformações, as organizações buscam estratégias para se perdurar em crescimento e se manterem competitivas frente aos seus concorrentes. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para enfrentar os desafios diários, entre eles a insatisfação e os conflitos gerados, em sua maioria, pela falta de motivação dos envolvidos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar maneiras de como as organizações podem contribuir para melhorar a satisfação dos colaboradores na realização de suas funções, gerando resultados positivos para todos. É fundamental que a gestão de pessoas trate esses desafios, promovendo a harmonia na relação entre empresas e seus profissionais, criando um ambiente de crescimento. Contudo, o clima organizacional determina o desempenho das pessoas e o resultado da empresa, por este motivo é essencial que o clima seja bem estruturado em prol de atender às necessidades individuais e, também, estratégicas da organização. Por isso, as empresas necessitam fornecer formas de incentivo e motivação para os seus colaboradores de forma eficiente e personalizada, pois, quando aplicadas corretamente, as ferramentas para maximizar a satisfação dos funcionários, a empresa irá atender aos objetivos estratégicos, e também atingirá melhores resultados obtendo harmonia entre a equipe. Portanto, entende-se que quando a empresa proporciona um ambiente saudável e ferramentas que possam estimular a criatividade de seus colaboradores, a qualidade de vida deles aumenta e gera impactos positivos, como a dedicação e motivação, trazendo sucesso a todos os envolvidos. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, em livros, sites, artigos eletrônicos periódicos e revistas e foi aplicada uma pesquisa de técnica qualitativa.
Downloads
Referências
CHANDLER, Steve. 2012. 100 maneiras de motivar a si mesmo. Rio de Janeiro: GMT, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o papel dos recursos humanos na organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri: Manole, 2014.
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba: Intersaberes, 2012.
KURY, Vania Bueno et al. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceptuais e aplicados. São Paulo: Summus. 2016.
MANDELLI, Pedro; LORIGGIO, Antonio. Liderança para alta performance: conceitos e ferramentas. Petrópolis: Vozes, 2017.
MARINS, Luiz; MUSSAK, Eugenio. Motivação: do querer ao fazer. Campinas: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, Francisco Djalma et al. Aprendizado organizacional: contexto e propostas. V. 2. Curitiba: Intersaberes, 2012.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
STADLER, Adriano, PAMPOLINI, Claudia Patrícia Garcia. Gestão de pessoas: ferramentas estratégicas de competitividade. Curitiba: Editora Intersaberes, 2014.
SOARES, Bruna Caroline Moreira. Motivação nas organizações. Assis (São Paulo): FEMA/IMESA, 2015.
SOUZA, Carla Patricia da Siva. Cultura e clima organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014.
TAMAYO, Álvaro. Estresse e cultura organizacional. São Paulo: Casa Psi, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.