O uso das ferramentas e índices econômico-financeiros para a tomada de decisões

Autores

  • Ozana Silva Fatec São Sebastião.
  • Monique Epifânio Fatec São Sebastião.
  • Acyr Freire Júnior Fatec São Sebastião.

Resumo

Este artigo aborda a gestão financeira como importante ferramenta de suporte ao gestor, em auxiliá-lo nas tomadas de decisões, tendo como objetivo a excelência na administração das finanças da empresa. Apresenta pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando-se de fontes bibliográficas, documentais e análise de caso da empresa do ramo de varejo, a filial escolhida para análise foi a unidade Lojas Cem S/A, situada em São Sebastião. Esta pesquisa aborda os cálculos dos índices econômico-financeiros nos quais se verificou a liquidez, atividade, endividamento e lucratividade da empresa, concluindo que, de acordo com esses índices, a empresa possui uma boa situação econômica e financeira. Abordou-se também a ferramenta Efeito Tesoura para calcular o saldo de tesouraria da empresa em questão, no qual se constatou uma situação financeira sólida e na administração do Capital de Giro da empresa, foram calculados o Ciclo Financeiro, Giro de Caixa e Ciclo Operacional da organização que resultaram em saldos positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços. São Paulo: Atlas, 2001.

ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. 3. ed. São Paulo, Atlas, 2014.

BALDISSERA, Carla et al. Análise do ciclo operacional e financeiro: um estudo de caso em uma empresa do ramo moveleiro de São Bento do Sul–SC. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2015.

BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo, Atlas, p. 127, 2008.

BRASIL. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://balancos.imprensaoficial.com.br/BuscaNome.asp>. acesso em: 13 Jun. 2019.

CARVALHO, João Francisco Sarno; DE OLIVEIRA, João Leandro Cássio. A Relevância da Gestão do Capital de Giro para a Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Brasil. Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 21, n. 1, 2016.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.

DOMINGUES, Olga Graciela Diaz et al. Gestão de capital de giro e formação do preço de venda praticado pelas micro e pequenas empresas. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte-ISSN 2176-9036, v. 9, n. 1, p. 77-96, 2017.

FERNANDES, C. et al. Análise Financeira-Teoria e Prática 4. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2016.

FLEURIET, Michel; KEHDY, Ricardo. Blanc; Georges. A dinâmica financeira das empresas brasileiras. Belo Horizonte: Edições Fundação Dom Cabral, 1978.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GARCIA, Tiago Costa. Análise dos ciclos de caixa: econômico, operacional e financeiro de uma empresa de comércio varejista de tecidos localizada no município de Criciúma–SC, no período do ano de janeiro a junho de 2014. 2015.

HESSEL JÚNIOR, Ademar Luiz. Análise da Situação Financeira de uma Empresa de Pequeno Porte – Estudo de Caso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Curso De Graduação em Administração. Porto Alegre, p. 18, 2011.

LOJAS CEM. Site oficial da Lojas cem. Disponível em: <https://www.lojascem.com.br/site/nossa-historia/>. Acesso em: 19. Set. 2019.

MODRO, Wilton Moisés; RUBENS, F. A. M. Á.; PETROKAS, Leandro Augusto. Modelo tradicional x modelo dinâmico de análise do Capital de Giro: Um estudo comparativo entre duas empresas de mesmo setor com diferentes performances financeiras. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, v. 15, n. 1, 2012.

MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, p. 83, 2002.

MATARAZZO, D.C. Análise Financeira de Balanços. São Paulo, 5. ed. Editora Atlas, p. 47, 1998.

MATIAS, A. B. Gestão Financeira do Capital de Giro. Cadernos do INEPAD- Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, FEA/USP, Ribeirão Preto, 2006.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7. ed. São Paulo: Atlas, p. 216, 2010.

QUEIROZ, Jamerson Viegas; QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; HÉKIS, Hélio Roberto. Gestão estratégica e financeira das Instituições de ensino superior: um estudo de caso. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 3, n. 5, p. 98-117, 2011.

RIBEIRO, O. M. Estrutura e Análise de Balanço Fácil. 6. ed. São Paulo: Saraiva, p.43, 1998.

SCHVIRCK, Eliandro et al. Estudo de Caso: Análise Financeira das Demonstrações Contábeis em uma empresa agropecuária. BIBLIOTECA DIGITAL CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS, v. 2, n. 2, 2010.

SILVA, J. P. Da. Análise Financeira das Empresas. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2–A pesquisa científica. Métodos de pesquisa, v. 1, 2009.

SOARES, Patricia de Carvalho Diniz; FARIAS, Magno Williams de Macêdo; SOARES, Fabio Henrique de Lima. Análise da Necessidade de Capital de Giro, Endividamento e Liquidez de uma Empresa do Ramo Sucroalcooleira: um Estudo de Caso na Usina Coruripe S. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

VIEIRA, CBHA et al. Índices de rentabilidade: um estudo sobre os indicadores ROA, ROI e ROE de empresas do subsetor de tecidos, calçados e vestuários listadas na BOVESPA. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2012.

Downloads

Publicado

30/04/2020

Como Citar

Silva, O., Epifânio, M., & Freire Júnior, A. (2020). O uso das ferramentas e índices econômico-financeiros para a tomada de decisões. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(4), 1–18. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/401

Edição

Seção

Gestão Empresarial

Métricas