Proposta de melhoria de layout: um estudo de caso no setor de aramados de empresa metalúrgica
Resumo
O presente artigo objetiva abordar a temática layout, por meio de estudo desenvolvido no setor de aramados em indústria do ramo metalúrgico, fabricante de gôndolas, aramados e porta-palete. O estudo usou como metodologia, as pesquisas bibliográfica e de campo, com visitas in loco e conversas com os gestores e colaboradores visando o melhor entendimento do processo. A ferramenta diagrama de espaguete foi usada para observar de forma gráfica os deslocamentos realizados pelos operadores do setor de aramados, que fica localizado no centro do chão da fábrica, em uma área isolada com 5m de largura e 25m de comprimento, e paredes com cerca de 2m de altura, dotado de uma única via de acesso de 4m. Foi observado que devido ao layout atual, os operadores necessitam de um maior tempo de deslocamento para aquisição de matéria-prima, peças no almoxarifado, idas ao banheiro e refeitório. O modelo de layout proposto sugere abrir vias de acesso para melhorar a circulação de pessoas e materiais, propõem também alocar o estoque de matéria-prima no setor de aramados como forma de reduzir ainda mais a distância para sua obtenção. O layout é peça fundamental para aumentar a produtividade, e quando bem definido e implementado traz benefícios a organização, porém a adesão do novo layout deve ser associada a programas de gestão e adequação as normas vigentes que tratam do layout de instalações industriais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total e reengenharia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas. 2002.
KUMAR, S.A; SURESH, N. Production and operations management. New age International publishers, 2006.
MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Disponível em< http://portal.mte.gov.br>. Acesso em 20 de Maio de 2019.
NUNES, A.M. et al. Proposta de um o modelo de arranjo físico: estudo de caso numa panificadora em Campina Grande-PB. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Bento Gonçalves/RS, 2012.
PEINADO, J.; GRAEML, A. R.. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.