Editorial

Vera Lúcia Cruz

Resumo


Caros leitores,

 Este é o segundo ano de parceria da Revista Refas com o CONCICAT – Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais – da UFPB. Ficou evidenciado que a parceria com a Refas gerou um canal que ampliou a divulgação das pesquisas que são abordadas no congresso, já que os artigos dessa edição estão entre os melhores trabalhos do evento. Desta forma, agradecemos a oportunidade gerada pela Refas por ser um espaço que fornece à ciência a possibilidade de alcançar o maior número de leitores possíveis.   Aproveito   a   oportunidade   para   parabenizar   o   trabalho   realizado   pelos Professores Doutores Carlos Vital Giordano e Luiz Cláudio Gonçalves, que fazem com que este canal esteja sempre evoluindo, ajudando, assim, na difusão e no crescimento da ciência.

Nesta publicação, o leitor terá a oportunidade de encontrar o artigo que trata do pensamento estratégico e da seleção de indicadores relevantes de desempenho (Evidências de   isomorfismo entre empresas de tecnologia da informação e comunicação), que teve o objetivo   de analisar as relações entre o pensamento estratégico e os aspectos operacionais associados à seleção de indicadores relevantes de desempenho no âmbito de empresas de tecnologia de   informação e comunicação localizadas em Recife/PE.

Dando continuidade à leitura, é possível ler três artigos sobre Sistemas de Informação Gerenciais (SIG); o primeiro apresenta a contribuição do sistema integrado de gestão para o desempenho organizacional em uma empresa de grande porte na Paraíba, e que teve o objetivo de analisar o desempenho organizacional proporcionado pelo uso do   ERP.   Ainda sob esta   perspectiva, o segundo artigo trata os sistemas de informação gerenciais na visão e atuação do   controlador geral de município pernambucano; e, o terceiro artigo mostra a contribuição dos SIGs nas áreas de finanças e contabilidade de prefeitura do estado de Pernambuco.

Na sequência, dois artigos abordam a logística reversa; um centrado na logística e a contabilidade ambiental (Um estudo de caso de uma empresa do grupo Moura), que teve o objetivo de investigar como ocorreu a implantação da logística reversa (LR) em uma empresa distribuidora do grupo Moura. O outro artigo trata da logística reversa na construção civil (Um estudo de caso sobre o gerenciamento dos resíduos de construção civil   e   sua   reintegração   na   cadeia   de   valor), que evidenciou o gerenciamento dos resíduos de construção civil (RCC) e sua reintegração na cadeia de valor.

Outros dois artigos completam a edição. Em um, o tema é a avaliação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) na pós-graduação em Contabilidade (Aplicações e implicações), em que os autores analisaram a percepção dos mestrandos do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis, PPGCCON, da Universidade Federal do   Rio Grande do Norte (UFRN). E o outro trata do orçamento participativo como instrumento de controle social (Uma análise da percepção dos gestores e munícipes da cidade de SãoBento/PB), em que se compararam a percepção sobre o orçamento participativo e o controle social.

Entendemos que os dois anos de parceria da Revista Fatec Zona Sul com o CONCICAT, por meio das duas edições editadas, ampliou as fronteiras do conhecimento científico, provando que o trabalho em grupo sempre faz com que o conhecimento se fortaleça.   Ressaltamos   que   este   trabalho   foi   feito   com   muita   seriedade   e comprometimento de todos os envolvidos e pedimos que valorizem esta edição por intermédio da leitura e disseminação das publicações desta conceituada revista.

Além disso, a Refas espera o envio de artigos, tendo em vista que o conhecimento precisa de canais como este, disponibilizado pela Revista Fatec Zona Sul.

Assim, agradecemos pelas duas edições e pela continuidade da parceria nos próximos anos. Desejamos a todos que esta edição amplie os conhecimentos dos leitores e gere ideias para futuros materiais científicos.

 

Vera Lúcia Cruz

Coordenadora Geral do CONCICAT – Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPB.

Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade – CCSA

Universidade Federal da Paraíba


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND.