Análise de riscos nos buffets infantis em Presidente Prudente/SP
DOI:
https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_04Resumo
Identificar riscos e compreender sua natureza é fundamental para manter a realização do evento dentro de parâmetros confiáveis de segurança. Essa discussão torna-se mais relevante em tempos de pandemia da Covid-19, momento que o setor busca reorganização e inovação para a retomada de suas atividades, respeitando-se os protocolos sanitários de saúde. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo foi elaborar uma Escala de Graduação de Riscos para Eventos, aplicando-a à análise dos Buffets Infantis na cidade de Presidente Prudente/SP. A escala foi construída a partir das tipologias: riscos humanos, riscos técnicos e estruturais, riscos naturais e riscos biológicos. A metodologia foi a revisão da literatura científica sobre planejamento e organização de eventos e gestão de riscos. Os dados levantados nessa etapa possibilitaram a estruturação da Escala, a caracterização dos buffets da cidade e a espacialização das informações em um mapa de risco, com foco nos Riscos Técnicos e Estruturais, usando técnicas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os resultados evidenciam que a Escala é uma metodologia que pode auxiliar os profissionais do setor, a identificar, gerenciar e planejar o evento de maneira segura. Os riscos existem, por isso, cabe aos organizadores planejar ações eficientes para o seu monitoramento, gestão e controle, caso sejam efetivados. Em Presidente Prudente, os buffets analisados foram classificados na graduação risco baixo e risco muito baixo, demonstrando que dispõem de infraestrutura adequada para os eventos infantis, considerando-se todo o aparato estrutural e equipamentos disponibilizados no local para a redução dos riscos.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria SMS Nº 677 de 20 de fevereiro de 2014. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-da-saude-comurg-677-de-20-de-fevereiro-de-2014/detalhe. Acesso em: 28 jan. 2021.
BRUM, M.; COIN, J.; NAKAMURA, P. Os efeitos da temperatura na Covid-19, na dengue e em outros perigos: As ondas de calor e a proximidade do verão aquecem o debate sobre o papel das temperaturas elevadas na contenção do coronavírus e na volta de velhas ameaças. Veja Saúde. 2020.
GEMPAR. Gerenciamento de projetos. v.1. 2018. Disponível em: https://planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/subplan/gempar/manual.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GUZMÁN, Á. V.; NEVES, J. T. C. Manual de Planejamento de emergências: com desenvolver e redigir um plano de emergência, Rio Grande da Serra, SP: CN Editorial e serviços, 2000.
IBGE. Geociências. Organização do Território. Malha Municipal. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/15774-malhas.html. Acesso em: 19 fev. 2021.
LOPES, C. Layout de espaços e decoração de eventos. Instituto Federal Paraná: Educação a distância, 2012.
JONES, N. R. et al. Two metres or one: what is the evidence for physical distancing in covid-19? 2020. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.m3223. Disponível em: https://www.bmj.com/content/370/bmj.m3223. Acesso em: 28 jan. 2021.
MALFA, R. F. P.; GLÓRIA JÚNIOR, I. Identificação dos riscos em projetos de eventos. Iberoamerican Journal of Project Management. v. 10, n. 2. 2019. p. 18-34.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 373 p.
MARTINS, R. S. Gestão de segurança na organização e produção de eventos. Marupiara - Revista Científica do Centro de Estudos Superiores de Parintins. 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/36296615-Gestao-de-seguranca-na-organizacao-e-producao-de-eventos.html. Acesso em: 19 abr. 2021.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
OMS. WHO mass gathering COVID-19 risk assessment tool – Religious events. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/10665-333186. Acesso em: 20 jan. 2021.
OMS. World Health Organization. Director-General’s statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV), Genebra, 2020.
PÍPOLO, I. M. Evento Seguro: Orientações sobre segurança em Eventos. Florianópolis, SC: Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC, 2013.
QGIS. QGIS - A liderança do SIG de código aberto. 2021. Disponível em: https://qgis.org/pt_BR/site/about/index.html. Acesso em: 09 jun. 2021.
STEFFEN, C. A. Introdução ao Sensoriamento Remoto. Disponível em: http://www3.inpe.br/unidades/cep/atividadescep/educasere/apostila.htm. Acesso em: 27 jan. 2021.
SUBPLAN. Gerenciamento de Projetos. Disponível em: https://planejamento.mppr.mp.br/arquivos/File/subplan/gempar/manual.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - As fontes dos dados, as autorizações pertinentes e os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
3 - Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
Refas - Revista Fatec Zona Sul
Autorização par publicação
(Nome do autor), (no caso de vários autores citar todos), autorizo (ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade para a primeira publicação pela Revista Fatec Zona Sul, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________
Aviso de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
c)Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, acessável em Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.