Evidência da atividade oculta na atividade produtiva das indústrias de Rio Tinto/PB: um estudo baseado na contabilidade social

Euclides Leite da Silva Neto, Ana Cândida Ferreira Vieira

Resumo


A produção interna de um país é registrada através da Contabilidade Social, que tem como propósito reunir os agregados macroeconômicos por intermédio das contas nacionais e assim, apresentar os devidos dados da economia. Porém, existem partes das contas nacionais que não conseguem ser mensuradas através desses processos. Algumas contas da produção de um país são realizadas por meio de estimativas, dada à dificuldade da obtenção das suas informações. Esse estudo tem relação como Economia Não Observada (ENO), formada por três tipos de produções: produção ilegal; produção oculta ou subdeclarada e produção informal. O presente artigo tem como objetivo evidenciar os indícios da produção oculta ou subdeclarada nas indústrias do município de Rio Tinto/PB, com base na Contabilidade Social, em 2019. A pesquisa obteve os dados através de um questionário in loco, elaborado com base em duas partes: oferta e a demanda. E, aplicado a 18 indústrias no município, que correspondem a 72% das indústrias. O referido trabalho tem importância para contribuir acerca da construção do assunto, já que existem poucos trabalhos realizados com esse tema, sendo fundamental entender mais sobre este fenômeno que corresponde a uma parcela significativa que não entra do Produto Interno Bruto (PIB). Ao final do trabalho foi possível considerar que há indícios da produção oculta ou subdeclarada nas indústrias da amostra em Rio Tinto, através das práticas: não emissão das notas fiscais, indicando possíveis vendas sem tributação, indícios de distorções em estoques, contratação de mão de obra sem a devida documentação assinada e por suas atividades terem iniciado antes mesmo do seu processo de formalização.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Fernanda. CPF na nota fiscal: confira os benefícios para você. SERASA CONSUMIDOR. Disponível em https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/dicas/cpf-na-nota-fiscal/. Acesso em 14 de agosto de 2019.

FEIJÓ, Carmem Aparecida; RAMOS, Roberto Luiz Olinto. Contabilidade Social: referência atualizada das Contas Nacionais do Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2017.

HALLAK NETO, João; RAMOS, Roberto Luiz Olinto. A economia não observada no Brasil: um estudo baseado na metodologia do Sistema de Contas Nacionais. Revista de Economia Contemporânea (2014), vol.18. Rio de Janeiro.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil/Paraíba/Rio Tinto. Disponível em . Acesso em 22 de abril de 2018.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos municípios. Brasil/Paraíba/Rio Tinto. Disponível em . Acesso em 30 de maio de 2018.

MARQUES, Cássio. TV ASSEMBLEIA PB. Nossa Paraíba – Rio Tinto – Primeiro bloco. 2015. (11m50s). Disponível em . Acesso em 26 de julho de 2018.

PME. Portal do microempreendedor – MEI. 2019. Disponível em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/o-microempreendedor-individual-mei/4-qual-o-faturamento-anual-do-microempreendedor-individual. Acesso em 05 de junho de 2019

RIO TINTO, História. Sobre Rio Tinto. Disponível em . Acesso em 22 de junho de 2018.

SIDRA, Sistema IBGE de Recuperação Automática. Cadastro Central de Empresas. Disponível em . Acesso em 25 de julho de 2018.

SILVA, Fernanda Sergio Santana da. Uma nova realidade econômica na cidade de Rio Tinto. Guarabira: UEPB, 2011.

TANZI, Vito. A economia oculta- causas e consequências desse fenômeno mundial. Finanças e Desenvolvimento/Dezembro (1983).

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. – 5. ed. – São Paulo : Saraiva, 2014.

VIEIRA, Ana Cândida Ferreira; MENDONÇA, Helton dos Santos; et al. A produção oculta fundamentada na Contabilidade Social: um estudo no comércio formal do município de Rio Tinto, PB. Revista Mangaio Acadêmico, v. 2, n. 3, jul/dez, 2017 – ISSN 2525-2801.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND.