Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC

Autores

  • Maria Gabriele Breda Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG
  • Adryan Carla Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG
  • Iago França Lopes Universidade Federal do Paraná/Doutorando Faculdade Modelo/Professor
  • Alison Martins Meurer Universidade Federal do Paraná/Doutorando Universidade Estadual de Ponta Grossa/Professor Colaborador

Resumo

O desenvolvimento de competências técnicas e habilidades que o profissional contábil deve desenvolver até o final da graduação são pautas presentes nas diretrizes emitidas pela International Federation of Accountants (IFAC), inscritas na International Education Standard 2 e na International Education Standard 3, respectivamente. Nesta direção, este estudo busca analisar a percepção de alunos de Ciências Contábeis no que tange ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais definidas por estas diretrizes. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo a partir da aplicação de questionário junto a 289 alunos, com uso de estatística descritiva e aplicação de testes de diferenças entre grupos. Os resultados apontam que as competências técnicas que mais apresentam concordância entre os alunos de graduação estão relacionadas com as tomadas de decisões, situação atual e futura da entidade e controles e uso da tecnologia da informação como ferramenta para a tomada de decisões. Com relação às habilidades profissionais, identifica-se que há maior concordância com o desenvolvimento de habilidades gerais, como organização e liderança dentro das organizações. Indica-se ainda que o período cursado pelos alunos seja o agrupamento que apresenta maior número de diferenças significantes entre grupos. Posto isso, espera-se que haja maior fomento por parte das instituições de ensino frente ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades profissionais à luz da IFAC no curso de graduação, pois esse alinhamento entre os currículos pedagógicos e a IFAC podem garantir ganhos mercadológicos e educacionais para o campo disciplinar de Ciências Contábeis.Â

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Biografia do Autor

Maria Gabriele Breda, Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG

Adryan Carla Moraes, Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG

Iago França Lopes, Universidade Federal do Paraná/Doutorando Faculdade Modelo/Professor

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Paraná - UFPR

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná/Doutorando Universidade Estadual de Ponta Grossa/Professor Colaborador

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

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Publicado

30/06/2021

Como Citar

Breda, M. G., Moraes, A. C., França Lopes, I., & Meurer, A. M. (2021). Desenvolvimento de habilidades e competências técnicas no curso de Ciências Contábeis: percepções de alunos a luz da IFAC. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(5), 1–23. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/433

Edição

Seção

Gestão Empresarial

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