Análise de Big Data no cenário educacional: utilização de modelos preditivos nas Fatecs do Centro Paula Souza

Autores

  • Francisco Ariel Campos Florencio Fatec Indaiatuba.
  • Bruno Amadio de Araulu Fatec Indaiatuba.
  • Maria das Graças Junqueira Machado Tomaz Fatec Indaiatuba.
  • Michel Moron Munhoz Fatec Indaiatuba.

Resumo

Existe expressiva quantidade de dados educacionais gerados, mas que, em geral, não estão disponíveis aos gestores, no tempo e formato adequados. Neste contexto, a utilização de Big Data e suas ferramentas de análise potencializa a transformação das atividades de planejamento e tomada de decisão. Assim, o objetivo do trabalho foi aplicar ferramentas de análise de Big Data em dados da área educacional visando a dar profundo e amplo conhecimento a respeito do cenário educacional das Fatecs. Para atingir os objetivos propostos, optou-se pelo campo das pesquisas de natureza explicativa de abordagem experimental. Após revisão bibliográfica na área de Big Data, foi realizada pesquisa e avaliação de ferramentas para análise de Big Data. Na sequência foram realizadas atividades de pré-processamento dos dados e finalmente o uso de regressão linear e correlação, a fim de identificar a potencialidade e as possibilidades das ferramentas de análise de Big Data a partir de dados educacionais da Fatec de Indaiatuba. Como resultado dos procedimentos realizados obteve-se um modelo de regressão com aproximadamente 90% de precisão e a partir das análises dos seus coeficientes foi possível identificar as disciplinas que mais influenciam na retenção do aluno.

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Publicado

28/02/2020

Como Citar

Florencio, F. A. C., Araulu, B. A. de, Tomaz, M. das G. J. M., & Munhoz, M. M. (2020). Análise de Big Data no cenário educacional: utilização de modelos preditivos nas Fatecs do Centro Paula Souza. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 6(3), 13–26. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/386

Edição

Seção

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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