Estudo longitudinal sobre as pesquisas de evasão no ensino superior: diretório IBICT

Autores

  • Daniela Freire Cardoso Centro Paula Souza.
  • Nelson Ludovico Centro Paula Souza.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar estudo longitudinal sobre as pesquisas de evasão no Ensino Superior, mapeando o publicado sobre o assunto nos últimos cinco anos (2011 a 2016), analisando e identificando se as pesquisas realizadas apresentam propostas de ações efetivas para o enfrentamento do problema evasão. A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica e exploratória, visando oferecer meios que auxiliam na definição e descrição de conceitos sobre o tema em questão. Adicionalmente à pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento das pesquisas publicadas, como teses e dissertações, que possibilitará agrupar em uma única base de dados todas as informações coletadas, para que se possa obter um panorama mais completo sobre a evasão no Ensino Superior nos últimos cinco anos. Os resultados mostram que os pesquisadores identificaram a evasão como um problema a ser enfrentado, delinearam diagnósticos sobre sua causa e por fim propuseram ações que vão desde atuações pontuais das Instituições do Ensino Superior até atuações mais amplas de políticas públicas a serem levadas para discussão nos âmbitos governamentais.

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Publicado

20/06/2017

Como Citar

Cardoso, D. F., & Ludovico, N. (2017). Estudo longitudinal sobre as pesquisas de evasão no ensino superior: diretório IBICT. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(4), 1–18. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/99

Edição

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