Editorial

Autores

  • Carlos Vital Giordano Faculdade de Tecnologia da Zona Sul.

Resumo

Dois anos! Dois anos!

Em setembro de 2014, por sugestão do nosso Diretor, o professor doutor Geraldo Silva, constituiu-se a equipe - hoje composta por mais de duas dezenas de professores - que seria o embrião na produção da Refas, a Revista da Fatec Zona Sul, no meio digital. Naquela altura os conhecimentos estruturais, intelectuais e acadêmicos para o início da empreitada eram satisfatórios, no entanto, as bases tecnológicas, representadas pela hospedagem, indexações, aplicativos de submissão, armazenamento, veiculação, apresentação e controle eram precariamente sabidas.

As propostas na partida estavam patentes: frequência quadrimestral, difusão de conhecimentos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial e Logística (depois foi acrescentado Temas Relacionados para atender a publicação de trabalhos valorosos não diretamente ligados às áreas mencionadas) e ênfase em artigos e resenhas elaborados pelos corpos docente e discente da Fatec Zona Sul, estendendo-se, logo no segundo número, o recebimento de textos concebidos por docentes e discentes de outras instituições, bem como, de articulistas e ensaístas de fora do âmbito acadêmico.

Então, em outubro de 2014, cercada de muitos esforços, foi publicada a Revista número 1, volume 1, causa de orgulho aos envolvidos e considerada como a edição de aprendizado. Para os que participaram do evento, à parte as anormalidades enfrentadas, que não foram poucas, foi experiência única, inesquecível, agradável e promotora de alicerces robustos para as criações dos números subsequentes.

Neste outubro de 2016, publica-se a Revista número 1, volume 3, o sétimo número na contagem sequencial. Com esta edição se contabilizam 673 páginas publicadas, representantes de 40 artigos e resenhas, escritos por 56 autores e autoras, resultando em 5,7 artigos e 96,1 páginas por edição. Entende-se, assim, que a publicação está consolidada.

Em termos das visibilidades nacionais e internacionais, a Refas consta nos indexadores e diretórios Gaudeamus, Latindex, Redib, Sumários, Miar, Diadorim, Oaji e Base. Em vista desses reconhecimentos, empreendem-se empenhos diversos no sentido de tornar a publicação ainda mais reconhecida, tendo em curso solicitações de entrada em outros indexadores e diretórios, além de pedidos de certificações em outras instituições acadêmicas de renome.

O percurso foi iniciado, espera-se que seja bem longo e que a Refas tenha muitos e muitos anos de publicações.

Â

Parabéns Refas pelos dois anos, longa vida.

Â

Carlos Vital Giordano

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18/11/2016

Como Citar

Giordano, C. V. (2016). Editorial. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 3(1), 1. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/73

Edição

Seção

Editorial

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)