Uso do sistema WMS na logística interna e no gerenciamento de estoques em uma fábrica do ramo metalúrgico

Uiliam Bandeira Trindade, Lucas Pires de Brito, Adriano Maniçoba da Silva

Resumo


O WMS, Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém), é um software de gestão de estoques muito importante e praticamente indispensável nas organizações, melhorando o controle de toda uma cadeia logística interna, além de grande confiabilidade. O presente artigo aborda o uso do sistema WMS na empresa denominada Delta, e tem como objetivo principal analisar as práticas e mudanças trazidas com a implementação do sistema de gerenciamento de estoques, identificando os principais benefícios e fatores que pesaram na sua implantação. Para aquisição dos dados utilizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com 26 colaboradores da empresa que relataram as mudanças a partir do início das operações com o sistema. A partir da entrevista com gestores e coleta de dados, foi possível compreender a relevância desta aplicação sistemática de gerenciamento dentro da organização, principalmente quando se trata do estoque variado de uma metalúrgica, sendo que a grande maioria dos entrevistados e principalmente os gestores afirmaram que o sistema estimulou mudanças significativas nos processos.


Texto completo:

PDF

Referências


AYRES, A.; ACCIOLY, F.; SAPUCAIA, C. Gestão de Estoques. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2014. 110-135 p.

CARILLO, E. J. Atualidades na armazenagem. 3. ed. São Paulo: IMAM, 2010.

CASAGRANDE, E. F.; BUGS, J. C. O uso do sistema WMS na gestão de estoques: O caso Paraboni Multiferramentas in. e com. ltda. Rio Grande do Sul: Faccat, 2016.

DE VRIES, J.; DE KOSTER, R.; STAM, D. Aligning Order Picking Methods, Incentive Systems, and Regulatory Focus to Increase Performance Production and Operations Management. Science Direct, International Federation of Automatic Control, v.48, n.3, p.585, 2016.

GALLON, A. V.; BEUREN, I. M. Análise dos impactos do Eletronic Data Interchange em empresas. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 18-33, 2011.

GOUVÊA, Felipe. Reconfiguração de Layout de Estoque para Emprego de Endereçamento, Políticas de Picking e uso do WMS. 2018. 54 p. Dissertação (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

HASHIMOTO, M.; CÂNDIDO, B. Plano de negócio em 40 lições: Empreendedorismo. São Paulo: Ed Saraiva Educação S.A, 2019.

LEE, E.; LEE, K. A Internet das coisas (IoT): aplicações, investimentos e desafios para empreendimentos. Business Horizons, Blomington, v.58, n.3, p.431-440, 2015.

LOOS, Maurício. Método para avaliação do grau de desenvolvimento de práticas Lean na logística interna de empresas industriais. 2016. 160 p. Tese (Mestrado em engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

LUCCHESI, C. Gestão de Armazenamento Estoque e distribuição. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2016. 128 p.

MANTOVANI, M. et al. Melhoria no controle de estoque em uma indústria de velas do vale do paraíba. Foz do Iguaçu, PR: Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep, 2020.

MARTINS, V. B. et al. Sistema de gerenciamento de armazém WMS: Estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. São Carlos, SP: Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep, 2010.

NOGUEIRA, A. S. Logística empresarial: Uma Visão Local com Pensamento Globalizado. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018. 167-184 p.

PEROVANO, D. G. Manual da metodologia científica. 1.ed. Curitiba, PR: Juruá Editora, 2014. 192-192 p.

PONTES, H. et al. Melhoria de processos e controle de estoques num departamento de uma instituição de ensino superior pública. João Pessoa, PB: Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep, 2016.

POZO, H. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 50-85 p.

VIEIRA, D. R.; ROUX, M. Auditoria logística: Uma abordagem prática para operações de centros de distribuição. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 105-120 p.

VIEIRA, Carolina. Proposta de um Modelo de Implantação de Tecnologias de Informação e Comunicação para Prestadores de Serviços Logísticos. 2012. 151p. (Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

TILMAN, J.; MANRODT, K.; WILLIAMS. D. Using DC Measures Effectively. WERC. DC, Warehousing Education and Research Council, v. Annual 2019, n.60523, p.4, 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Refas - Revista Fatec Zona Sul

Licença Creative Commons CC BY-NC-ND.