Editorial

Autores

  • José Roberto Securato PUC-SP

Resumo

Caros leitores,

       Uma revista com a qualidade da Revista Fatec Zona Sul só é possível com editores dedicado s e competentes como o Prof. Dr. Carlos VitaJosl Giordano e o Prof. Dr. Luiz Cláudio Gonçalves. É importante destacar que uma revista científica quando atinge este porte adquire grande responsabilidade, pois, além de contribuir com a publicação dos pesquisadores e com formação de diferentes leitores, possui o papel de divulgação da Pesquisa Científica a diferente públicos.  Possibilita o conhecimento por meio das fronteiras territoriais e sociais.

           O fato de ser gratuita para autores e leitores, sendo que necessita muita dedicação, é algo nobre, com um papel social que muitas pessoas não imaginam a dimensão.

           A edição atual reúne trabalhos do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis e Controladoria e Finanças da PUC-SP e o CONBCON Acadêmico (https://conbcon.com.br/academico), este tradicional evento da área contábil. Também reúne, como as outras edições, pesquisadores e leitores do Brasil e do exterior.

           Parabenizo a todos da equipe e a seguir apresento os artigos da edição especial Volume 7, Número 6:

Análise dos benefícios da implantação do ERP corporativo em cloud computing.

O artigo traz estudo sobre empresa de São Paulo, que adota como objeto social o comércio eletrônico de produtos em geral, e vinha enfrentando dificuldades ligadas ao desempenho do ERP mantido em servidor próprio. A migração para nuvem trouxe ganho de performance ao eliminar problemas como lentidão e redução do tempo em que o sistema e suas integrações ficavam inoperantes, ao passo que, aumentou os gastos com tecnologia da informação ligados ao ERP corporativo.

Governança Corporativa: Uma análise da adesão à Lei 13.303 pelas empresas estatais listadas na B3.

O artigo aborda a transparência, sendo que sobre esta, as companhias consideram estratégia de negócio. O objetivo deste trabalho apontou a adesão das empresas públicas aos requisitos mínimos de transparência. O resultado alcançado entre os segmentos foi homogêneo, porém, observou-se que as informações disponibilizadas pelas companhias, muitas vezes, não são claras, além de serem de difícil acesso.

Eficiência dos gastos em educação técnica no Brasil: análise dos IFs - Institutos Federais.

Os IFs – Institutos Federais do Brasil – foram criados visando à formação técnica no Brasil. O objetivo do estudo é comparar a eficiência dos investimentos das unidades do IFs no País, fazendo comparação com a eficiência acadêmica definida nos Plano Nacional da Educação. O resultado mostrou que 47,0% dos IFs são considerados eficientes. As demais unidades consideradas ineficientes merecem maior atenção para em relação ao controle na aplicação dos recursos.

A neutralidade da lei 12.973/2014 na tributação do lucro: uma análise da alíquota tributária efetiva (ETR) em companhias brasileiras.

A introdução das normas internacionais de contabilidade no Brasil se fez com o compromisso, expresso em lei, de neutralidade tributária. A investigação teve por objetivo observar se tal compromisso se efetivou na prática, mediante a comparação da alíquota tributária efetiva (effective tax rate – ETR) dos tributos incidentes sobre o lucro nos períodos de 2010 a 2014, no qual vigorou o Regime Tributário de Transição – RTT, e de 2015 a 2019, já na vigência das regras tributárias atuais, instituídas pela Lei n° 12.973, de 13 de maio de 2014.

A política de educação permanente e os planos de carreiras no SUS: limites e dificuldades.

O artigo objetiva apontar o papel da Política de Educação Permanente (EP) do Ministério da Saúde como um dos eixos centrais para o aperfeiçoamento da formação nas carreiras profissionais no Sistema Nacional de Saúde do Brasil, denominado Sistema Único de Saúde (SUS), considerando suas diretrizes e aplicação nas Políticas de Gestão do Trabalho em Saúde; tendo como elemento principal de análise os Planos de Carreiras, Cargos e Salários implantados, segundo a percepção de gestores e servidores. Considera-se que a conscientização da importância da EP precisa ser disseminada como conhecimento que transforma, se multiplica e expande horizontes pessoais e paradigmáticos. Para tanto, a EP precisa ser pensada como fio condutor da evolução pessoal e profissional destes atores que constroem o Sistema Nacional de Saúde.

Percepción del método del caso como herramienta de enseñanza en un curso de empreendimento.

O artigo trata da utilização do método do caso como ferramenta didática no processo de ensino, em um curso universitário, visando o alcance dos objetivos de aprendizagem. A pesquisa se focou em curso de empreendedorismo, que é ministrado em universidade, nível de graduação. O objetivo geral da pesquisa é conhecer a percepção do estudante universitário sobre a utilização do método do caso como ferramenta de ensino.

Fatores influentes no design de uma campanha de marketing digital para uma marca de maquiagem.

O objetivo da investigação é determinar os fatores que influenciam o desenho de uma campanha de marketing digital para uma marca de maquiagem. Como instrumento de coleta de informações se utilizou pesquisa, aplicada em 460 pessoas de uma população estimada de 20.000 usuários de canais de comércio eletrônico (redes sociais, assinantes da web). Como consideração final, é imprescindível conhecer esses fatores para a identificação do consumidor e por sua vez avaliar o desenho e lançamento das campanhas. Da mesma forma, é fundamental segmentar adequadamente o mercado, conhecer as tendências, as preferências dos usuários, os influenciadores que os motivam, para finalmente desenhar a campanha proposta com sucesso.

      Para finalizar, destaco a importância dessas diferentes pesquisas, inclusive, com a participação internacional de pesquisadores relevantes do Peru e da Colômbia, valorizando o periódico e demonstrando a abrangência da Revista.

           Portanto, indicamos a leitura e a utilização dos artigos em publicações e trabalhos científicos.

 Prof. Dr. José Roberto Securato.

Professor e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Securato, J. R. (2021). Editorial. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 7(6), 1–2. Recuperado de https://revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/512

Edição

Seção

Editorial

Métricas